terça-feira, 28 de novembro de 2017

Percevejo "Predador de Néctar" em São Paulo

Cesar...acabei de flagrar um Zelus sp. (Reduviidae: Harpactorinae) sugando nectar na flor da Lantana! Eu me aproximei, ele fingiu de desentendido. Aí achei q era coisa da minha cabeça, e fui fazer outras coisas. Daí quando voltei, lá estava ele de novo, com a cara enterrada na flor de novo e não teve como negar! E não é por falta de presas, a planta está lotada de moscas, cigarrinhas, etc. Esse comportamento é comum na família? Pode-se dizer que é um onívoro?
TaMi Miranda de Rio Claro, São Paulo.
Tami, talvez haja outras possibilidades, como água dentro da flor, a presença de um minúsculo inseto ou, por opção, este indivíduo é vegetariano. Mas em Relationships of Natural Enemies and Non-prey Foods de Jonathan G. Lundgren (2009) consta que
Muitos membros de famílias predadoras de Heteroptera são fitófagos e vários graus, e membros de Anthocoridae, Nabidae, Pentatomidae (Asopinae), Geocoridae, Reduviidae e Phymatidae, todos se alimentam de açúcares, principalmente néctar.
Ferreira, Cardoso-Leite & Gandolfo (2012) também discutem este assunto, estudando um reduviídeo que preferiu néctar a presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário