domingo, 8 de outubro de 2017

Anfípodes Talitroides no Paraná

Olá pessoal, tudo bem? Estou com um problema de inseto aqui em casa também e já procurei muito porém não consegui identifica-lo. Algumas informações geográficas: Estou em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba / PR (sul) . Aqui onde moro é uma área rural, composta por chácaras em sua grande maioria e muita área verde. A casa aqui é de madeira, já o piso é de material. Só tem calçada na área da garagem, mas tanto a parte da frente como de trás da casa é uma mistura de grama e mato. Poderia dizer que estamos em época de chuva. 
A respeito do inseto: é pequeno, eu diria que se aproxima do tamanho de uma mosca. Ele lembra um camarão... É desorientado, anda um pouco, depois cai sozinho, dá uns pulos, aí cai de novo... parece não enchergar para onde está indo... Aparece em sua grande maioria das vezes na parte da noite. Varios deles! Espalhados Por todo o chão da casa! Não achei eles em cima dos móveis, então imagino que não caem do forro. E não faço ideia de por onde entram... Mas o mais interessante, é que morrem sozinhos! O.o quando acordo de manhã ou de madrugada basicamente todos estão mortos pelo chão. Se encontra só um ou outro vivo. Estou enviando uma foto na melhor resolução que consegui. Aqui também está um link do drive de uma pasta onde coloquei mais fotos e também um vídeo de um deles vivos se mexendo.
Se alguém puder me dar uma força, fico muito agradecida!
Malkye Sys.
Malkye, os bichinhos não são insetos, mas anfípodes, Talitroides topitotum (Crustacea: Malacostraca: Amphipoda: Talitridae), aparentados dos camarões na classe Malacostraca. Eles dependem da umidade, por isso devem se sentir à vontade de deixar seus refúgios com as chuvas. Ao secar, eles morrem. Creio que em pouco tempo eles não irão mais aparecer.

Atualização: Acrescento o pedido do Fabio, que também encontrou estes bichos em casa em data próxima:
Olá pessoal. Achei esses insetos no dia 4/out. no chão da cozinha. a primeira vez uns 100 bichos e uma semana depois uns 5 bichos. Moro em Sao Paulo Capital, em casa com jardim. A área de serviço ao lado da cozinha tem uma porta com veneziana (vazada) que da acesso ao quintal. A cozinha e a área foram totalmente reformadas recentemente. Esses insetos apareceram depois que todos na casa foram dormir e estava tudo no escuro. Eles foram encontrados pela manhã andando pelo chão.
Fabio Niel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário