terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ascalafídeo Ascalorphne no Paraná

Olá César, tudo bem? Durante essa semana passada encontrei um inseto muito diferente no sítio, lá em Santa Izabel do Oeste. Ele estava voando na casa no final da tarde. Jogamos ele para fora mas ele voltou pra dentro de casa e no mesmo instante agonizou e morreu. Não consegui identificar se é uma vespa, uma libélula ou qualquer outro inseto. Agradeço pela atenção e fico no aguardo de uma ajuda!
Camila Scorsin Mikosz.
Camila, infelizmente, eu não consigo chegar na espécie deste, mas é um inseto da família Ascalaphidae (Neuroptera), que BugGuide descreve como "criaturas bizarras, que parecem resultado do cruzamento entre uma libélula e uma borboleta". Larvas são predadoras, aparentemente adultos também.

Atualização Jan 2022 - Phillip Schuster: Trata-se de uma fêmea de Ascalorphne impavida (ou A. umbrina): Olhos transversalmente sulcados, veia CuP da asa posterior reta, presença de um lobo anal na base da asa anterior, clava antenal piriforme marrom com ápice levemente mais claro e pernas marrons. Só me parece ser bastante piloso lateralmente, mas eu estou acostumado a ver bichos preservados em museus e eles costuma estar mais feinhos kk. O abdome está bastante inflado, indicando que se tratava de uma fêmea gravídica. Lindo! Apesar de não haver registro oficial desta espécie no Paraná (ainda) eu já descrevi o registro da outra espécie (A. macrocerca) (https://www.researchgate.ne... no Paraná e já vi bastante material de A. impavida tbm. Se encontrarem bichos deste tipo ficarei feliz em poder ajudar com a ID.

Cesar: E agora Myrmeleontidae: Ascalaphinae: Ululodini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário