quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Aranha Micrathena na Bahia

Bom dia, César!
Ontem, à noite, encontrei este inseto na cobertura (1° andar) da minha casa, que, acredito, seja uma aranha.
Ela rastejava pelo piso quando nosso gato (filhote) a avistou e brincava com ela, o que foi a causa da sua morte, pois, qdo a encontramos, ela agonizava.
Resido em Salvador/BA, em uma casa térrea com cobertura livre. 
Nos fundos da casa há vegetação nativa e rasteira, bem como, algumas bananeiras, mamoeiros, jaqueira, abacateiro, entre outras.
Por favor, nos ajude, a identificar e como mantê-las distante, visto que, fiquei apreensivo e receoso de que uma delas se aloje dentro de casa e venha a picar um membro da nossa família, pois, pelo formato dos ferrões com o vermelho vivo, já diz: "Fique longe! Sou venenosa!"
Aguardo ansiosamente o seu contato.
Sandro Santana de Salvador, Bahia.


Sandro, você está correto que esta é uma aranha, mas está errado de resto. A bonita é uma fêmea de Micrathena cf. schreibersi e, como é comum na família Araneidae, trata-se de uma aranha tecedeira, não se aloja dentro de residências, prefere estender sua teia (e que teia!) em local aberto e foi por acaso que foi parar em casa.

Aranhas não possuem ferrões no abdome, os espinhos desta aranha são inofensivos, elas picam com as quelíceras, parte do aparelho bucal, sobre ser "venenosa", eu peço que leia esta postagem. Não as queira longe, aranhas são animais benéficos, elas são muito úteis lá, junto das árvores frutíferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário