quinta-feira, 25 de junho de 2015

Gorgulho de Bico Curto no Pará

Olá Cesar, essas fotos se tratam de gorgulhos diferentes, foram encontrados a alguns metros de distância um do outro, e possuiam uma pequena diferença no tamanho. Coloquei-os no mesmo pedido, por achar que são da mesma espécie, sendo um deles um macho e o outro uma fêmea. Os dois estavam em uma planta por aqui chamada de "Maria fecha a porta". Será que dá pra você identificar a espécie? Teria a planta algo haver com eles? Se possível, eu gostaria de saber onde esses besouros se criam. Desde já obrigado.
Allison de São Caetano, Pará.
Esta planta, eu conhecia por dormideira. O besouro, só consigo garantir que é Curculionidae: Entiminae, mas meu palpite é Litostylus diadema (Naupactini), seria interessante a vista dorsal para comparação. Eu só encontro ocorrência de outros curculionídeos nesta planta e só encontro registros deste gorgulho em outras plantas.

Neste caso, apenas por uma visão mais geral do grupo, os adultos devem se alimentar das folhas das plantas, mas as larvas devem ter preferência pelas raízes de Citrus spp. Este documento mostra que as fêmeas são maiores que os machos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário