domingo, 12 de abril de 2015

Percevejo Pachycoris em São Paulo

Ola Cesar tudo bom?

Antes de tudo, parabéns pelo maravilhoso site! eu sempre venho aqui dar uma olhada e entender mais de insetos! Sempre mostro para todo mundo o site pois acho importante conhecermos os seres vivos em nossa volta, bem obrigada por compartilhar sua sabedoria conosco!

Encontrei esse fofo(a) no jardim da faculdade, é um besouro? Tem bolinhas vermelhas lindas e as patinhas delicadas, me falaram que é uma maria fedida mas eu disse que não parece com uma.

Gostaria de saber o que ele é e se é perigoso , se morde etc. Obrigada!
Jenny de São Paulo, capital.
Antes de tudo, muito obrigado, Jenny.

Talvez maria-fedida não seja um nome muito adequado para Scutelleridae, mas a família é aparentada na superfamília Pentatomoidea (Scutelleroidea) e, basicamente, o que serve pras marias-fedidas serve pra eles também. Eles podem se defender com uma química de cheiro repugnante e esta deve causar irritação na pele. Seu rostro de percevejo fitófago deve também conseguir penetrar a pele, mas esta defesa só seria usada em último caso. Pode-se manuseá-lo, basta permitir que ele ande sobre a mão ao invés de segurá-lo. A aparência cascuda de besouro não se deve às asas rígidas como no caso deles, mas ao escutelo superdesenvolvido.

A espécie é Pachycoris torridus (Pachycorinae), conhecido como percevejo-do-pinhão-bravo, único percevejo escutelerídeo de importância econômica, atacando culturas como cajueiro, goiabeira, laranjeira, mangueira, pinhão e sobretudo a aceroleira. Os padrões de cores e manchas podem variar muito e eles demonstram cuidado maternal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário