terça-feira, 31 de março de 2015

Vespa Betilídea em Curitiba: Sclerodermus domesticus?

Bom dia,

há algum tempo que anda aparecendo estes insetos no nosso sofá, só os percebemos a noite quando somos picados, pois o mesmo tem em média 2mm de comprimento e amarronzado coincidindo com a cor do sofá. 
Já apareceu alguns mas não é todo dia, parece uma formiga, pois tem um cabinho parecido com o daquelas formigas saúvas eu acho, gostaria de saber de que inseto se trata pois não aguento mais ser picada por eles e não acho em lugar nenhum na internet algo parecido, se você puder me ajudar ficaria muito grata ! 

Atenciosamente
Dâmaris de Curitiba, Paraná.
Dâmaris, eu não sei o que seria preciso fazer pra controlar, mas talvez o sofá esteja comprometido. Após longa discussão em outra postagem, cheguei a conclusão que deve se tratar de uma vespa da família Bethylidae, mas a única associação que teriam com madeira seria o fato de ser parasitoide de besouros que nela se desenvolvem. Por não parecer haver esta associação, eu ainda conjecturo a possibilidade de se tratar de outra família, no entanto, acabo de encontrar casos de infestação em residências e de dermatite causada pelas picadas de Sclerodermus domesticus (=Scleroderma domestica, Scleroderma domesticum; Bethylidae: Epyrinae: Sclerodermini), porém na Europa, não encontro registro destes insetos no Brasil, não sendo porém difícil de um bicho destes chegar aqui através de produtos infestados.

Interessante observar que tanto a Mônica, que fez o pedido, como o Luciano que entrou nos comentários e disse haver uma infestação, são de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário