sábado, 10 de janeiro de 2015

Insetos no Paraná: Vespas Betilídeas

Oi, tem um inseto na minha casa que é tão pequeno quanto o cupim, tem uns 3 milimetros, o torax e a cabeça parecem com uma formiga, e abidomem da a metade do corpo, alongado e terminando em um ferrão. Estão nos moveis de madeira, e tem uma picada ardida, que deixa uma pelota na pele. Achava que era um cupim, mas pesquisei e os cupins são diferentes. Infelizmente não consegui tirar nenhuma foto boa, por eles serem muito pequenos, então fiz um desenho pra ajudar :) , não precisa publicar minha mensagem, só gostaria de saber o que esse bicho que tem resistido a veneno pra cupim e formiga.
Monica Ribeiro de Curitiba, Paraná.
Monica, acho bom publicar até por que eu não sei de que bicho se trata e talvez algum leitor possa dar um bom palpite. Eu não sei dizer qual o tamanho dos menores, alguns são realmente pequenos, mas cupins, costumam ter quase um centímetro de comprimento, e muitas passam bastante disso. Eles não têm perfurado a madeira, deixando pó?

Eu vou deixar o único palpite que consigo imaginar, tripes, mas neste caso, a infestação deve estar fora de casa. Imagens de alguns diferentes:

ps.: Acabo de perceber que alguns pedidos, como este e o anterior, foram enviados pelo formulário antigo, não pelo que está com link no menu do site. Estes estão atrasados, peço desculpa.

Atualização 13/02/2.015: Temos um bom palpite de vespa Bethylidae: Pristocerinae, parasitoides de besouros, discussão nos comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário