sábado, 24 de janeiro de 2015

Escaravelhos Gymnetis no Rio de Janeiro

Olá Cesar, no início desse mês eu fui a um morro aqui perto de casa, após alguns dias de chuva. Nele encontrei alguns besouros que, apesar de o padrão de manchas ser um pouco diferente, me parecem ser da mesma espécie. Um deles estava se alimentando de um fungo do gênero Phallus. Mas antes desse eu já tinha encontrado um casal se alimentando em uma árvore. Eu pesquisei um pouco e cheguei em Gymnetis pantherina, concorda?
André Alves de Rio de Janeiro, capital.
André, eu também acredito que estes sejam Gymnetis (Gymnetosoma) pantherina (Scarabaeidae: Cetoniinae: Gymnetini) e recentemente, na nossa centésima postagem de besouros escarabeídeos, eu publiquei que eles se alimentam de pólen, néctar e frutos.

Este registro parece interessantíssimo por isto, não encontro nada que diz respeito a estes bichos se alimentarem de fungos. O mais próximo que encontro, é o livro Fungus-Insect Relationships: Perspectives in Ecology and Evolution. Quentin Wheeler, Meredith Blackwell, Columbia University Press, 1984 na literatura citada para o gênero Gymnetis em BugGuide. Não necessariamente isto (o livro) significa um registro deles estarem se alimentando de fungos. Não me surpreenderia se estes fungos atraíssem um escarabeídeo carniceiro pelo seu cheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário