terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Aranha Vermelha em São Paulo: Existe Vida Após o Aspirador?

Olá, César. 

Há dias atrás acordei no meio da noite e vi uma aranha dessa no meu quarto. Estava bem próxima do meu sapato e com receio de ser uma aranha marrom, sacrifiquei a pobre (*). 

Pois bem, hoje estava no escritório e vi essa daí. Resolvi então pesquisar melhor se era mesmo uma aranha marrom. Então encontrei esse site e fiquei na dúvida se não se trata de uma aranha vermelha...Bem, com certeza ela tem hábitos noturnos pois agora são 23h30...Moro em um prédio, no 3o. andar (não sei se é uma informação relevante, rs, vai saber). A região é arborizada mas não dá para dizer que haja muitas árvores em frente ao meu prédio. Estamos no verão e está bem calor. Ah, esse buraco em que ela se encontra ao lado fica na janela e tem 5mm, assim, creio que ela deva ter 2cm ou 3cm. Tentei pegá-la com um papel mas ela pulava/fugia acho que por alguma teia... 
(*) a primeira aranha eu sacrifiquei com um aspirador de pó. Quero dizer, acho que sacrifiquei. Isso é indicado? (ok, sei que matar assim não é o mais indicado, se puder e conseguir pegá-la colocarei de volta na natureza)
Carla M. de São Paulo, capital.
Carla, realmente esta é uma aranha-vermelha ou aranha-de-canto-de-parede Nesticodes rufipes (Theridiidae), com dúvida mas creio que um macho e, acho que percebeu, ela não pode ser confundida com uma aranha-marrom.

Este talvez seja um grande dilema na vida das aranhas, Carla, não sei te responder se há vida após o aspirador. Mas se fosse mesmo uma aranha marrom, não acho que seria confiável.

Quanto ao tamanho, aranhas normalmente se medem apenas de corpo, sem as pernas. Logo, pelos tamanhos oficiais, ela é menor que o buraquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário