terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Possível Percevejo Tireocorídeo no Mato Grosso

Ola... 
Sou novo aqui no site, e sendo curioso e colecionador de insetos encontrei este besourinho em um arbusto que soltava pequenas flores. A principio pareceu-me um caso de joaninha, porem suspeito tambem de algum caso de Chrysomelidae. Qual sera então??? Desde já agradecido.
Ricardo de Barra do Garças, Mato Grosso.
Ricardo, primeiro eu gostaria que lesse esta postagem e de te dizer que por aqui, nós geralmente preferimos ver os bichos vivos.

Quanto ao bicho, seria interessante poder ver mais detalhes. Ele realmente tem élitros? Não vejo a divisão no meio. Como é o aparelho bucal dele? Eu suspeito que este bichinho seja um percevejo e, se for, eu diria que que é Thyreocoridae (= Corimelaenidae; ant. Cydnidae: Thyreocorinae e Corymelaeninae), só não encontro nenhum exemplar com estas manchas tão bonitas, no entanto é nítido que faltam imagens das espécies brasileiras. Destaco um trecho do Costa Lima (pág. 67):

"As pequeninas espécies, genuinamente neotrópicas, das subfamílias Megaridinae, com o gênero único Megaris Stal, 1862, e Canopinae, exclusivamente constituida pelo gênero Canopus Fabricius, 1803 (= Claenocoris Burmeister, 1835), são bem curiosos pela forma hemisférica do corpo, que lembra a de uma "joaninha"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário