domingo, 31 de agosto de 2014

Percevejos Predadores Apiomerus no Amazonas

Boa tarde Cesar, encontrei um inseto parecido com um barbeiro, e estou desesperado, porque não é apenas um, mas, vários, gostaria que você pudesse identificar.
Daniel Souza de Manaus Amazonas.
     Daniel, primeiro, eu fico curioso, pois você diz que têm aparecido vários, mas não diz onde. Estes são percevejos Apiomerus sp. (Harpactorinae: Apiomerini), aparentado dos barbeiros na família Reduviidae, estes porém são predadores de outros insetos, não são sugadores de sangue. São muitas as espécies de Apiomerus, pelos que têm imagens disponíveis, eu acredito se tratar de A. lituratus, com presença confirmada no Amazonas, confira a identificação pelos pelos nas pernas dianteiras.
     Eles podem picar pra se defender e, ao contrário da picada do barbeiro, dói, por que o rostro deles é adaptado para furar até (e principalmente) a "casquinha" de insetos duros", mas o que é preciso entender é que estes predadores (apesar de alguns Apiomerus terem preferência por abelhas), capturam outros insetos, incluindo os nocivos, podendo abater até os temidos barbeiros. Por isso, se aparecerem em casa, é bom devolvê-los vivos à natureza.
     O primeiro indivíduo, dotado de asas, é um adulto, os demais são filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário