domingo, 31 de agosto de 2014

Embiídeo no Rio de Janeiro

Cesar, encontrei esse bichinho subindo no muro de uma igreja aqui no Rio. Dei uma pesquisada e só consegui chegar com certeza na ordem Embioptera, creio que seja um macho por ser alado. Ele media 7 mm e o que me chamou a atenção é que, quando batia em vento nas suas asas, elas se flexionavam na vertical, dendo a impressão de que estavam meio quebradas ou algo assim. O livro "Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia" diz que existem três espécies aqui no RJ, duas da família Anisembiidae (Brasilembia beckeri e Chelicerca rioensis) e uma da família Archembiidae (Embolyntha braziliensis). Pesquisei por essas espécies mas não encontrei nenhuma imagem e não sei porque não consegui visualizar uns artigos... Será que você consegue ir além? Abraços!
André Alves do Rio de Janeiro, capital. 
André, infelizmente eu também dependo de imagens e, com dificuldade eu poderia dar um palpite nesta ordem, mas suas informações são interessantes, o que posso fazer é cruzar com os dados de Embioptera Species File, o que vai na verdade, apenas confundir mais.

Bom, primeiro, Brasilembia e Chelicerca estão incluídos na subfamília Chelicercinae e o mapa de distribuição da subfamília atinge apenas o norte do país. Embolyntha, está incluído lá na família Scelembiidae, e o mapa de distribuição é todo o território nacional, fazendo de Embolyntha brasiliensis o melhor palpite.

Há porém mais contradições nas informações:

Anisembiinae também está incluída no nosso mapa, abrangendo todo o território, e os gêneros responsáveis que encontrei são Isosembia e Stenembia.

inda em Scelembiidae, temos Pararhagadochir, Stenembia e Oligembia, os quais encontrei através deste documento.

Acho que o que é dito textualmente pode ser mais seguro do que os mapas de distribuição, mas é difícil dizer. Só o que poso afirmar, é que a única espécie que as duas fontes concordam é Embolyntha brasiliensis. O livro fala em distribuição dos outros gêneros citados?

A ordem Embioptera está nos nossos marcadores em seu sinônimo, Embiidina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário