segunda-feira, 7 de julho de 2014

Traça da Farinha e Vespa Parasitoide no Rio de Janeiro

Olá Cesar, tenho alguns periquitos australianos e percebi com o tempo ao comprar as sementes para alimentá-los que vieram junto umas micro lagartas que pareciam mais larvas. Com o tempo começaram aparecer voando entre as gaiolas umas micro-mariposas, e agora comecei observar a presença de umas micro-vespas um pouco maior q a cabeça de um alfinete. Ambas são mto pequenas, pode ser notar em comparação a grossura do arame das gaiolas.
O que eu queria saber se são insetos comuns, ou se vieram de outros lugares, já q a base da alimentação que eu uso é o alpiste, que é uma semente importada do Canadá ou Argentina?
Espero que com as fotos de para identificar.
Eliseu Patrizi de Maricá, Rio de Janeiro.
Eliseu, aparentemente, a mariposa mais conhecida por infestar sementes de alpiste é a espécie Plodia interpunctella (Pyralidae: Phycitinae: Phycitini). Nota-se certa semelhança, mas eu acredito que a espécie em questão seja Ephestia kuehniella (=Anagasta kuehniella (Pyralidae: Phycitinae: Phycitini), conhecida por ser originária do mediterrâneo, a primeira é nativa daqui, as duas espécies são parentes próximas e, o que é comum que aconteça com estas espécies que infestam produtos estocados é que elas infestem o mundo, tornando absolutamente normal receber da América do Norte uma espécie originária do Velho Mundo.

No segundo bichinho creio que teremos algo interessante. A princípio, eu me questionei se esta não poderia ser uma mosquinha, mas eu creio que você esteja correto ao identificar o bicho como uma vespa e vespas definitivamente não infestam produtos estocados. Eu acredito então que ela deva ser uma Telenomius sp.  (Platygastridae: Telenominae). Este site dá uma lista enorme dos insetos parasitados por estas vespinhas de 1 mm de tamanho. Estas vespas são tão eficientes que são comerciadas como controle biológico.

Como curiosidade, coloco esta imagem de uma vespinha áptera desta família, que eu já vi ser considerada "o inseto mais fofo do mundo". Esta é parasitoide de aranhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário