domingo, 6 de julho de 2014

Lagarta Aranha no Espírito Santo

Olá, Cesar; semana passada eu encontrei uma pequena bola peluda grudada na extremidade de uma castanheira em meu quintal. Pesquisei e tenho quase certeza que se trata de uma Lagarta-Aranha, pelas características inconfundíveis delas. Vi que ela não se mexia, as projeções estavam encolhidas, pensei que estivesse morta ou parasitada, retirei ela do galho e estou com ela em um recipiente. Onde devia estar os pés, é liso e arredondando. Eu acho que ela pupou, uma pupa diferente, esférica. Nunca tinha visto uma pupa dessas lagartas. Estou curiosa sobre a irritação que elas causam, eu toquei ela de diversas formas e ela não queima. Será que os pelos urticantes só funcionam quando ela se sente ameaçada? É algum tipo de substância que ela secreta na hora? Abraços.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Kel, esta é sem dúvida uma lagarta-aranha ou lagarta-macaco Phobetron sp. (Limacodidae) e com ela acontece o seguinte: embora seja amplamente difundido que estas lagartas são perigosas, aparentemente isto é uma lenda, em fevereiro eu atualizei todas as postagens que encontrei (1 e 2). O mito é, ao menos, fundamentado, lagartas da família Limacodidae podem ser perigosas.

Não sei dizer se ela está empupando, mas encontrei esta imagem, uma típica pupa de mariposa.

Atualização 25/07/2.014: Ela estava mesmo empupando, Phobetron hipparchia.

Atualização Jan./2018 - Fadinha Evan: Pode ate ser linda. Mas meu sobrinho sem querer colocou a mão nela e ficou com queimaduras foi parar no hospital Estou com um pé de acerola em casa e agora resolveu aparecer aqui. Gostaria de saber como faz pra acabar com este bicho horrível

Atualização Jul./2.018 - Fred: A uns 6, anos teve uma infestação desse inseto no meu pé de ameixa(assim como havia surgido, elas desapareceram, do nada), ja nem lembrava mais desse animalzinho, ate que me deparei com uma foto dele hoje, ai vim procurar mais para saber sobre pois até então não sabia do nome, especie... e vi que muita gente diz que ele é extremamente perigoso, bom, eu toquei em alguns e não houve nada de muito grave, apenas aquela queimadura de qnd toca em lagarta, numa escala de "dor" de 1 a 10 eu diria um 3.

Ps: eram idênticos ao da primeira foto, inclusive nos tons, eu tinha levado um na época pro meu professor de biologia e ele não sabia oq era

Nenhum comentário:

Postar um comentário