quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Erucismo Por Lagartas Tanque no Ceará

Bom dia. A minha casa tem uma área de uns 180m² de pedra cariri com uns canteiros de vegetação bem baixa, e umas palmeiras. Encontrei esse inseto (uns 5) nas palmeiras. Eu, vez por outra, passava por ali e me esbarrava nas palmeiras e sentia uma queimação MUITO forte na pele durante um longo espaço de tempo onde batia na palmeira, e não sabia oque era, até que um dia eu fui ver o que tinha naquela palmeira pra causar tal queimação e vi o tal bicho. As folhas onde eles ficavam estavam comidas, e eu não consegui entender muita coisa dele além disso. Não lembro o período do ano em que isso aconteceu, pois tirei as fotos e só achei esse site agora. Espero que você possa me ajudar na identificação de tal inseto. Como já falei moro em Fortaleza.
Obs: Tirei as fotos o mais nítido possível pra facilitar na identificação.
Israel Nogueira de Fortaleza, Ceará.
Israel, esta é uma larva de mariposa da família Limacodidae, não sei se o nome válido pra ela é Acharia ou Sibine, mas podemos chamá-la Sibine cf. fusca, conhecidas por lagartas-tanque e um dos principais gêneros de importância médica no Brasil.

Gostaria de saber mais sobre os acidentes, como ficava o local afetado, apenas dor local, sem marcas?

Israel: Aqui é o Israel! Cara que massa, eu não tinha a menor idéia que este bicho era usado na área médica. Muito interessante. - Em relação a queimação, ardia bastante mas a pele não queimava e nem marcava absolutamente nada, só ardia por um tempo e depois passava.

Cesar: Quando dizemos "de importância médica", é por que os acidentes não são irrelevantes e muitas pessoas precisam de socorro médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário