sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mariposa da Farinha em Brasília

Esse inseto começou a aparecer na minha casa, perto da despensa. Me informaram que se reproduz em sacos abertos de farinha e arroz. Joguei fora os benditos sacos e parece que deu certo. Gostaria de confirmar que inseto é esse e se existe alguma forma de repelir.
Ricardo Selling de Oliveira de Brasília, Distrito Federal.
     Ricardo, a pessoa que te informou, aparentemente sabe bem do que se trata. Este inseto tem tudo da mariposa Plodia interpunctella (Pyralidae: Phycitinae: Phycitini) chamada por nomes comuns como traça-da-farinha, traça-dos-cereais e traça-indiana-da-farinha, este último nome não me parece muito feliz, pois a espécie parece ser originária aqui mesmo da América do Sul e se espalhado pelo mundo, com capacidade de infestar farinhas, frutos secos, leite em pó, nozes, sementes, etc.
     Sinceramente, acho que o melhor que se podia fazer você fez, eliminou o foco dos bichos. Em uma residência, não entendo que o melhor seja repelir, mas para evitar o contato dos adultos com os produtos a única coisa a fazer é deixá-los bem fechados. Mas é normal que os produtos que nós consumimos já venham com alguma contaminação de insetos, o desenvolvimento deles é questão de tempo e este não é considerado um inseto que representa risco à saúde. Recomendo a leitura do anexo 1 deste documento para conhecer os limnites tolerados por norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário