quarta-feira, 16 de julho de 2014

Casulos de Mariposa Euglyphis em São Paulo

por meio de pesquisas consegui identificar que são casulos de lagarta Lonomia,mas gostaria de saber exatamente a espécie,já que a lagarta é muito venenosa.Obrigada
Cristina de Mairiporã, São Paulo.
Cristina, se eu conseguisse ter alguma certeza de que estes casulos são feitos por lagartas do gênero Lonomia (Saturniidae: Hemileucinae), eu ainda assim não teria informações suficientes pra te precisar a espécie.

Mas o que posso dizer é que, pra mim, estas não são larvas de Lonomia, curiosamente eu citei isso em uma postagem de casulos semelhantes a este, mas sem uma fonte de referência, pois não tinha encontrado.

Eu encontrei agora este documento, agora temos uma boa lista de plantas hospedeiras, imagens das pupas e ele concorda com o que eu havia dito "A larva empupa sobre o substrato, entre os restos vegetais 
da dieta que permanece nos recipientes onde se desenvolve, e a exúvia liberada permanece com 
aparência da larva." (pág. 21).

Se conseguir um dia registrar as lagartas que ocorrerem nesta árvore, ou os adultos que emergirem, isto seria bem interessante.

Atualização Mai/2022: Analisando melhor as larvas (encontradas posteriormente) e planta hospedeira, chego à conclusão que são Lasiocampidae, provavelmente Euglyphis sp. (Macromphaliinae), são conhecidas como larvas urticantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário