segunda-feira, 2 de maio de 2022

Casulos de Lasiocampídeo no Paraná

Oi cezar!! Alguma luz nesses casulos? eu encontrei esses algumas vezes e nunca soube identificar, achei novamente nesse fim de semana em curitiba, havia um semi aberto e tinha um lagarta seca lá dentro, mas não tive coragem de abrir mais pq imaginei que ainda estivesse viva
Thalíta Morais.
Thalíta, há quanto tempo! Nós temos uma série de registros de casulos semelhantes (1, 2), temos registros também das lagartas que os produzem, lembram a primeira vista Arsenura, mas possuem cerdas fininhas (1, 2). Este palpite também não poderia estar mais errado, pois as pupas de Arsenura são nuas e se dão no solo (1, 2).

Então agora eu creio estar no grupo certo, elas são Lasiocampidae, supondo que "aroeira" de registros anteriores são uma espécie de Schinus, no Brasil nós temos espécies de Labedera, Tolype e Euglyphis se hospedando nestas árvores. Estes registros de Euglyphis lignosa e Tolype ventriosa (parecem mostrar uma mesma espécie), assim eu chego nestes registros identificados como Euglyphis sp. (Macromphaliinae): 1, 2. Um mistério antigo resolvido, mais que isto, creio que só obtendo o imago da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário