segunda-feira, 2 de maio de 2022

Mariposa Eupastranaia no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Guapimirim no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Eu já havia falado sobre Eupastranaia tumidifrons E. fenestra (Crambidae: Midilinae) serem duas espécies muito semelhantes, agora eu vejo em duas fontes (1, 2) que elas podem ser diferenciadas pela fronte maior e mais escura na primeira, sendo que a primeira fonte ainda diz que a distribuição da primeira é mais ao norte e a da segunda no sudeste brasileiro e Argentina, o que me levaria a pensar que esta é E. fenestra.

O problema é que agora eu vejo que esta espécie é inexistente no CTFB, ou provavelmente, chamada E. fenestrata e acrescenta ainda E. lilacina. Esta última, segundo Guilherme Fischer, possui a marca hialina menor no segundo par de asas, o que leva a pensar que esta é a verdadeira identidade da A. fenestra de BoldSystems (assim como a da Deise).

Dito isto, o único nome confiável que tenho para chamá-la é Eupastranaia sp., mas provavelmente E. fenestrata, não podendo ser comparada ao exemplar de E. fenestra em BoldSystems que estaria errado com identificação errada e ainda com grafia errada; American Insects antes de diferenciar E. tumidifrons de E. fenestra, já havia citado que as três espécies do gênero, segundo Hepper (1995), são E. fenestrata, E. tumidifrons e E. lilacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário