quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aranha Caranguejo no Rio de Janeiro

Pedido 1: Olá!
Acabei de encontrar esta aranha em meu quintal. Acredito ser parecida com a aranha caranguejeira amarela que encontrei neste site mesmo, mas não tenho certeza. Gostaria de saber se ela é venenosa e se apresenta algum tipo de perigo para minha família. Temos plantas no quintal, porém encontrei ela no arame da divisório do quintal. Ela mede cerca de 4 cm, contando com as "perninhas" abertas. Parece ser de uma coloração amarela fluorescente e quando me aproximo dela, ela se "arma" com essas perninhas dianteiras (como em uma das imagens). Peço desculpas pela qualidade das fotos, pois foram tiradas pelo celular.
Um abraço!
Pedido 2: Olá, novamente, Cesar! 
Enviei uma e-mail há pouco com um pedido de identificação, mas como havia dito, achava ser de uma espécie que vc já havia identificado no seu site e que nomeei errado no primeiro contato. Seria a aranha caranguejo amarela, e não "caranguejeira" com escrevi antes. De qualquer forma lhe escrevo novamente para dizer que, pesquisando, acho que talvez tenha encontrado a minha resposta neste site.  
Em inglês seria a yellow crab spider. Acho que, com a identificação que vc já fez anteriormente e esta, desse site, eu poderia considerar se a mesma, certo? E, o melhor, não venenosa para os seres humanos. Espero que seja mesmo a caranguejeira amarela! 
Abraços!
Luana do Rio de Janeiro, capital.
     Luana, eu diria que desde o primeiro pedido você já a havia identificado corretamente como uma aranha-caranguejo da família Thomisidae.
     Os pontos principais do link, e já citado por aqui algumas vezes, é que "aranhas-caranguejo" se refere a diversos tipos de aranha, mas principalmente a estas da família Thomisidae, que reforçam como sendo as "aranhas-caranguejo-das-flores" (flower crab spiders). Elas têm a capacidade de se adaptar à cor da planta, onde ela aguarda camuflada que insetos se aproximem para ela dar o bote.
     Nas suas plantinhas elas são animais benéficos, realmente não oferecem perigo, mas eu creio que podem picar, se manusear a planta inadvertidamente e acabar pondo a mão nela.

Luana: Muito obrigada, Cesar! Vc me ajudou bastante! Vou ter cuidado ao lidar com as plantas daqui de casa, para não ter nenhuma "surpresa". Parabéns pelo site. Estou adorando as informações contidas nele!Abçs,
Luana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário