terça-feira, 29 de julho de 2014

Aranha Cuspideira no Rio de Janeiro

Olá César, por favor, se for possível com as fotos dá p/ identificar essa aranha? Ela passa a maior parte do tempo escondida atrás dessa peça de metal. Só consegui tirar essas duas fotos, assim q ela percebeu se escondeu rapidamente e não saiu mais. Ela é menor que uma aranha-marrom, porém maior que as vermelhas domésticas. Como aqui em casa recentemente encontrei duas espécies venenosas, a primeira uma aranha-marrom, e recentemente uma viúva-marrom que vc identificou. Fico preocupado e queria saber se esta é apenas uma aranha doméstica sem perigo ou não. Desde já te agradeço, e parabenizo pelo bom trabalho que vc faz.
Eliseu de Maricá, Rio de Janeiro.
     Eliseu, esta é uma aranha-cuspideira Scytodes fusca (Scytodidae), ela é comum em ambientes domésticos, não representa perigo e é capaz de capturar uma aranha marrom com relativa facilidade.
     Elas são assim mesmo: quando alguém se aproxima, se escondem rápido, quando uma presa em potencial surge, eles aparecem com a mesma velocidade que sumiram e cospem nela uma substância viscosa que imobiliza e atordoa a presa, antes de dar a mordida final. Esta é uma fêmea e eu tenho a impressão que elas só tecem teias quando estão pra botar ovos.
     Obrgado, Eliseu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário