sábado, 22 de fevereiro de 2014

Aranha do Fio de Ouro em São Paulo

Olá, aranhas como essa apareceram no quintal de casa. Elas ficam nas arvores e até entre as paredes da casa e o muro. Elas trocaram de lugar uma vez (uma estava no forro da lavanderia tive que move-la) e as outras ficavam em galhos.
Há uma grande e duas pequenas.
Gostaria de saber mais sobre os hábitos, o porque delas aparecerem (se tem algo a ver com o clima/estação), e a importância delas no controle de população de outros insetos.
Thamires de Presidente Epitácio, São Paulo.
     Thamires, as aranhas são aranhas-do-fio-de ouro Nephila clavipes (Nephilidae). Não sou bom conhecedor dos hábitos dos bichos, mas este estudo sobre a fenologia de N. clavipes me parece mostrar exatamente o que você procura, tanto na informação de que a população caiu mais de 50% de janeiro a abril como outros dados relacionados.
    Acrescento que a importância destes bichos no controle da população dos insetos é enorme, talvez imensurável, não gostaríamos de eliminá-las de seus ambientes para analisarmos os números. Os machos destas aranhas não são muito diferentes morfologicamente, mas seu tamanho é muito menor do que o das fêmeas (como a da foto), difícil saber se as menores que você viu são fêmeas jovens ou machos maduros.

Thamires: muito obrigada. parabéns pelo trabalho, gostei do seu blog :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário