segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Gafanhoto Pycnosarcus em São Paulo

Olá César!
Achei bem bacana esse trabalho de identificação on-line de minibichos que você realiza.
Eu faço Biologia e tenho um blog de vida selvagem e por isso costumo ir à campo coletar imagens para o meu site. Andando pelo Parque Estadual das Fontes do Ipiranga na zona sul de São Paulo - SP, cliquei essa curiosa espécie de gafanhoto em meio a exuberante Mata Atlântica.
O que mais me chamou à atenção nesse inseto é seu jeito imponente, revestido de um tipo de "armadura" que o torna meio que medieval. Além disso, ele ostenta duas marcas em seu abdôme que mais se assemelham a falsos olhos. Os quais talvez exerçam a função de espantar seus inimigos.
Abraço e parabéns pelo site.
Henrique de São Paulo, capital.
Henrique, quando vi as fotos eu achei que ele fosse um tetriguídeo, mas eu encontrei imagens de gafanhotos muito semelhantes AQUI e AQUI. Eu suspeito então que ele seja Romaleidae: Romaleinae: Romaleini (ou Acrididae: Romalinae...), mas receio que seja uma ninfa, (não encontrei em OSF)se for complica para irmos mais longe.

Obrigado, Henrique.

Atualização 16/01/2.015: O gafanhoto foi identificado como Pycnosarcus atavus (Acrididae: Ommatolampidinae: Pycnosarcini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário