domingo, 15 de dezembro de 2013

Aranha Caranguejo de Parede em São Paulo

Olá César,
Mudei-me recentemente para uma casa com extenso gramado e no processo de arrumar a propriedade encontrei uma aranha que nunca tinha visto em minha vida.
Estava embaixo de uma lamparina velha e a primeira vista me pareceu uma aranha amassada e ressecada, como se só restasse o exoesqueleto. Para minha surpresa ela estava viva e ativa.
Tinha menos de 1 milímetro de espessura, com o corpo bem rente ao chão, 1-2 centímetro de comprimento contando os membros. Cor marrom acinzentado, uma cor típica de rochas, pedras e madeira. O mais esquisito no animal era suas pernas desproporcionais, as 4 pernas da esquerda eram amis compridas, enquanto as 4 da direita eram menores e mais finas, todas viradas para frente. Num mesmo lado a perna frontal era a mais comprida, diminuindo de tamanho até a traseira, similar à diferença de tamanho de nossos dedos. Ela se movia de forma bem compacta, com as “pontas dos pés” de uma forma tão esquisita que até parecia estar sendo levada por formigas se não fosse tão rápida, quase como se a parte superior das “pernas” fossem coladas juntas.
Claramente um animal que vive em frestas, o marido disse já ter visto-as em sua terra natal, os cerrados do Mato Grosso do Sul. Alegou também serem típicas de casas de madeira, onde viviam entre as vigas. Parece-me uma Selenopidae, mas aquelas pernas e jeitinho realmente me deixaram com a pulga atrás da orelha.
Teria tirado fotos se minha gata não tivesse pisado em cima por engano e feito o animal sair em disparada para a grama não muito distante.
Sei que não é possível uma identificação aceitável sem fotos, mas achei que talvez você conhecesse ou já tivesse ouvido falar em alguma aranha que bata com a descrição.
Obrigada.
Débora de Campinas, São Paulo.
   
Selenops sp.
(Digiphotus)

     Débora, tudo indica que você identificou corretamente a aranha como Selenopidae, onde podemos dizer que é também Selenops sp. por que, até onde sei, este é nosso único gênero. A sua descrição, em tudo combina perfeitamente com estas aranhas: achatada, cor típica de pedras, o andar esquisito, como carregada por formigas (adorei esta descrição), pernas viradas pra frente, super ágil. As pernas mais curtas de um lado, significa apenas que ela já perdeu todas estas pernas (como o macho aqui acima perdeu uma). Se depois de perder a perna, ela ainda tiver alguma "troca de pele", ela a recupera, natural que fique mais curta.
     As imagens acima são de nossos arquivos. O seguinte vídeo, não tem boa qualidade, mas mostra muito bem a velocidade da criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário