terça-feira, 18 de março de 2014

Gafanhoto Pycnosarcus em São Paulo

Prezado César, encontrei esse pequeno indivíduo com cara de poucos amigos no Jardim Botânico de São Paulo no último domingo. Custei a ter certeza de que era um inseto, pois se parecia com uma folha ou casca de árvore. Tem cerca de 4 ou 5 cm de comprimento e estava parado sobre uma folha. Fiquei uns 10 minutos acertando a luz e o foco e ele mexeu somente esse "bico" duplo. Nunca tinha visto algo parecido em quase 50 anos de vida, e olhe que eu gosto de mato desde menino.
A segunda foto é a que está melhor. Se você quiser, mando uma cópia em alta resolução.
Antecipadamente grato;
André Borges Lopes de São Paulo, capital.
André, creio que a resolução das imagens está muito boa. Este indivíduo é certamente um gafanhoto (Orthoptera: Caelifera), o "bico duplo" é, na verdade, suas antenas. Certamente também, se trata do mesmo fotografado pelo Henrique também em São Paulo, nesta ocasião eu encontrei duas fontes com imagens semelhantes (1 e 2), infelizmente, sem identificação e eu havia suspeitado se tratar da ninfa de algum romaleídeo pela semelhança com alguns deles.

Eu tenho agora um outro palpite, melhor, de que ele seja da família Ommexechidae, algo como Spathalium ou Graea, os muitos espinhos e tubérculos no corpo apontam pra esta família, porém mais uma vez, nenhuma imagem combina perfeitamente, se ele não for mesmo uma ninfa, eu posso estar errado de novo.

Atualização 16/01/2.015 - Kátia Matiotti: Este gafanhoto chama-se Pycnosarcus atavus (Saussure, 1859) - Acrididae- Ommatolampidae parece da família Ommexechidae mas não é..

Cesar: Muito obrigado, Kátia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário