sábado, 21 de dezembro de 2013

Aranha Lobo em São Paulo

Olá, encontrei uma Lycosa erythrognatha em minha casa e estou criando ela. Fiz um terrário de areia com pedras, borrifo água, dou comida e água de forma regular. Minha única dúvida é a respeito do gênero: Como saber se é um macho ou uma fêmea?
Outra pergunta: Recentemente apareceu uma mancha amarelada na parte ventral do abdome, não sei se isso é alguma doença (o que duvido pois não parece incomodar) ou se é algo normal, talvez relacionado com acasalamento.
PS: Não se preocupe, tomo todas as precauções pois apesar do veneno não ser perigoso sei que dói que é uma barbaridade rs. Obrigado e um abraço.
Gustavo de Guarulhos, São Paulo.
     Gustavo, diferenciar machos e fêmeas em Lycosa erythrognatha (Lycosidae) é fácil, mas a imagem tem pouca nitidez, está difícil.
Nestes exemplares aqui do Insetologia, o macho tem o abdome menor que o cefalotórax, a fêmea o contrário. Ao contrário do que visto nas imagens, vejo as fêmeas mais escuras que os machos.
     A mancha amarela embaixo do abdome, não sei te dizer com certeza, creio que indique que é um macho. Já notei que o ventre das fêmeas é pretinho por baixo, assim como nas armadeiras. Se seguirem a mesma regra delas, os machos devem ter o ventre alaranjado, mas não use isso como regra, é apenas uma conjectura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário