domingo, 8 de setembro de 2013

Ninfas de Coreídeos em Santa Catarina

Olá, encontrei esses insetos aqui perto de casa numa capoeira, hoje a tarde.Poderia identificá-los?
Sandro de Brusque, Santa Catarina.
     Sandro, se você pudesse acompanhar o desenvolvimento destes bichinhos de vez em quando, seria interessante. Estes bichos ainda são filhotes, certamente da família Coreidae. Nós temos um registro de uma ninfa igual a estas de Goiás, elas pertencem ao gênero Thasus (Coreinae: Nematopini) ou algum bem próximo. Os percevejos do gênero Thasus são comestíveis, pelo menos se você for um mexicano. Quando adulto, ele provavelmente se parecerá com ESTE.

Sandro: Legal, obrigado pela resposta, vou passar no local onde tirei essa foto no próximo fim de semana pra ver se encontro de novo. Obrigado!!!!!

Atualização 23/09/13: Tudo indica que os bichos sejam realmente Thasus sp..

Atualização 05/10/13: Estas ninfas são provavelmente de Pachylis sp., que é obviamente um gênero muito próximo, tanto que Karl diz em WTB? que às vezes estes gêneros são considerados sinônimos. Acho melhor não falar em espécie como está divulgado na internetEste é o documento que fala da revisão do gênero e explica que a diferença entre os dois está na dilatação das tíbias posteriores, em Thasus ela ocorre nos dois lados e em Pachylis ventralmente, porém não sou capaz de distinguir por isso. Este é o link pra postagem dos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário