segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lagarta em Goiás

Olá Cesar, minha casa esta infestada por essa taturana que está nas fotos. Ela descem de uma árvore no quintal vizinho por uma teia parecida com a da aranha e ficam nas paredes, acredito que esperando a formação do casulo. Estão tomando conta de tudo, ficam nas roupas do varal e espalhadas pelo chão.
Por gentileza se puder me dizer se esta espécie é muito perigosa, ficarei agradecido pois tenho duas crinças em casa. E o que fazer pra acabar com elas, Alem de pedir ao vizinho pra cortar a arvore.
Obrigado.
Marcio de Goiânia, Goiás.
     Marcio, sem dúvida esta não é uma das espécies consideradas de importância médica no Brasil. Pra te falar a verdade, não sei se dá pra listar grupos onde as lagartas têm esta característica, de descer em um fiozinho de seda, me parece que isto acontece em vários grupos e que geralmente é uma estratégia de fuga da lagarta, quando se sente ameaçada.
     Olhando assim, ela me parece de borboleta Nymphalidae: Heliconiinae, pra determinar a espécie seria interessante a informação de qual é a árvore hospedeira.
     As lagartas não durarão assim por muito tempo, em breve todas começarão a empupar, se eu estiver certo, pra se transformar em borboleta. Mas pode ficar tranquilo, sem dúvida não é uma lagarta perigosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário