terça-feira, 14 de maio de 2013

Coleópteros de Produtos Estocados em São Paulo

Sou estagiario em biologia e onde eu trabalho é um laboratório de qualidade e controle de pragas, então as empresas enviam amostras de seus produtos reclamado por estarem com algum infestante urbano.
Gostaria de identificar esse Coleóptero inusitado em foto,
Obrigado
Diógenes de Cotia, São Paulo.
Dermestes cf. frischii
Tenebrionidae?
Attagenus fasciatus?

Attagenus fasciatus
























     Bom Diógenes, vejo que temos três ou quatro coleópteros diferentes aqui. O primeiro besourinho é um Dermestes cf. frischii (Dermestidae). Se alimentam de materéria animal e vegetal morta e podem se tornar pragas sérias, por exemplo em coleções zoológicas.
     O segundo me parece Tenebrionidae, tenho alguma dúvida se as antenas batem e fica difícil seguir adiante mas, sendo Tenebrionidae, apesar de pertencerem a subordens diferentes, têm hábitos semelhantes, podem se desenvolver em produtos estocadas e se tornar pragas em coleções zoológicas.
     A terceira e quarta imagem, você não diz se foram encontrados juntos, mas parecem ser adulto e larva de Attagenus fasciatus (Dermestidae; a larva, não sei, até pode ser do primeiro também). Sendo mais um Dermestidae, e este bem conhecido, tem hábitos semelhantes e alto potencial de infestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário