terça-feira, 14 de maio de 2013

Amblipígio no Ceará

Região Serrana, com muita quantidade de água, vegetação de caatinga. Inseto de pernas longas, parece uma aranha, tem umas garras na parte da frente da cabeça com uns espinhos. Encontrei dentro do meu banheiro.
Rayla de Ipaporanga, Ceará.
Rayla, o engraçado é que, antes de fazer o download da imagem, só pelas suas palavras eu já sabia exatamente do que se tratava. Pouca gente sabe, mas existem várias ordens de aracnídeos além de aranhas e escorpiões, este é representante de uma delas e o Insetologia está carente destes grupos. A ordem dele é a Amblypygi, por isso o chamamos de amblipígios, o nome comum em inglês é tailles whipscorpion (escorpião-chicote sem rabo) ou cave spider (aranha das cavernas). Os pedipalpos são do tipo raptorial, não possuem as pinças que os escorpiões têm nas pontas e o primeiro par de pernas não tem função locomotora, mas sensorial, funcionando como antenas.

Apesar da aparência um tanto assustadora, amblipígios são totalmente inofensivos: não têm veneno, não mordem e não ferroam, além de se alimentar de outros animaizinhos "piores", como baratas.
Rayla: rs rs rsNossa quando eu achei esse bicho, fiquei muito assustada. Ele é bem feio, parecia ser venenoso e perigoso. Aparências enganam mesmo.Já achei uns insetos muito mais esquisitos q esse aqui onde eu moro, acho que devido ser uma área de muita floresta. Obrigada por me responderem.
Rayla Sousa.

César Favacho: Lindo, parece ser um Heterophrynus longicornis :D

2 comentários:

  1. Uau! Que bichinho diferente! nunca tinha visto. Bom saber que é inofensivo. As aparências enganam...rs
    Um abraço,
    Lúcia Lopes

    ResponderExcluir
  2. rs rs rs
    Nossa quando eu achei esse bicho, fiquei muito assustada. Ele é bem feio, parecia ser venenoso e perigoso. Aparências enganam mesmo.Já achei uns insetos muito mais esquisitos q esse aqui onde eu moro,acho que devido ser uma área de muita floresta. Obrigada por me responderem.
    Rayla Sousa.

    ResponderExcluir