quarta-feira, 15 de maio de 2013

Elateróideo no Paraná

Olá, esse bichinho foi encontrado perto da casinha do cachorro, mas ñ consegui achar nada parecido na internet, nem ninguém nunca tinha visto um igual, que espécie seria? Obrigada.
Luciana Legnaghi de Curitiba, Paraná.













     Luciana, eu também estou com dúvida quanto à verdadeira identidade do bichinho, posso te dizer que ele é um besouro da superfamília Elateroidea, mas estou com dúvida entre duas famílias.
     Posso então te mostrar muita coisa parecida na internet: Ele poderia ser uma fêmea de vagalume da família Lampyridae, uma larva desta mesma família, ou uma larva da família Lycidae, estas duas famílias são aparentadas. Eu não acredito muito que seja o primeiro, principalmente por que pra mim, ela deveria ter marquinhas claras nas bordinhas. No entanto, a visão inferior na verdade não combina muito bem com nenhum que eu encontre.

Um comentário:

  1. Que bacana, há um bom tempo atrás também encontrei um destes Luciana. Muito parecido com este que vc encontrou. A diferença é que o que eu encontrei era mais colorido na parte de cima, tons rosas semelhantes ao da parte de baixo. Tinha mais ou menos uns 3 centímetros de comprimento. E eu também o encontrei próximo à casinha do meu cachorro.

    ResponderExcluir