domingo, 28 de abril de 2013

Combo de Besouros Parte 1

Oi César!!
Envio hj mais um "combo" de besouros:
1 - Encontrado em Altinópolis (janeiro). É algum tipo de tenébrio?
2 - Encontrado em Altinópolis. Esse é minúsculo e bem comum no verão.
3 - Gorgulhos. São aquelas "praguinhas" que consomem grãos, farináceos e derivados (caruncho). Esses aí eu encontrei em uma embalagem de macarrão novinha...tinha acabado de abrir, havia muitos.
(...)
Carabidae: Harpalinae
Attagenus fasciatus










Sitophilus sp.
     No primeiro, nós temos um besouro da família Carabidae (Adephaga), a subfamília me parece Harpalinae. A morfologia deles é muito semelhante mesmo em tribos diferentetes, mas pela coloração metálica variando entre o verde e o violeta, eu encontrei este Harpalus, mas não confirmo sua presença no Brasil. PBase tem uma galeria enorme de carabídeos, a maioria deve ser encontrada aqui no Brasil.

     O segundo, é um bichinho bem interessante, Attagenus fasciatus (Dermestidae), veja o que encontrei sobre ele:
"Um dos maiores ódios dos cientistas é o bichinho ao lado, uma larva do besouro de armário Attagenus fasciatus. Na natureza, ele tem uma grande utilidade, pois se alimenta de restos de pele, penas, pêlos e fezes. Se não fosse por ele, o mundo seria muito menos limpo. O problema é que essa larva tem uma fascinação por museus - e não por visitá-los.Elas são capazes de comer tudo que tiver queratina que estiver pela frente.De coleções de borboletas à roupas reais, passando até por animais extintos." (Revista Galileu).
     Veja nesta página adulto e larva juntos. Esta parece ser uma espécie invasora, do velho mundo.

     Os carunchos encontrados no macarrão são do gênero Sitophilus (Curculionidae, Dryophthorinae, Rhynchophorini). Não importa o quão higiênica é a empresa produtora, sempre há pedaços de nossos amigos, os insetos, em nossos alimentos.

Tami: Esses carunchinhos são terríveis...uma das grandes preocupações para os vets também...é porque quando os carunchos danificam os grãos (usados amplamente na indústria de rações) facilita o caminho para fungos como o Aspergilus flavus que produz a aflatoxina, uma toxina que quando é ingerida pode ser capaz de levar os animais (inclusive nós, humanos) à morte!!!

Ivan Carlos F. M.: O Carabidae se parece muito com Athrostictus ou Notiobia, podendo ser também da tribo Pterostichini.

Cesar: Obrigado Ivan.

3 comentários:

  1. Oi César!!! Achei que você não tinha nem recebido esse "combo", acabei enviando o Pelidnota sp. sozinho depois do seu post sobre os pedidos de identificação! Esses carunchinhos são terríveis...uma das grandes precupações para os vets também...é porque quando os carunchos danificam os grãos (usados amplamente na indústria de rações) facilita o caminho para fungos como o Aspergilus flavus que produz a aflatoxina, uma toxina que quando é ingerida pode ser capaz de levar os animais (inclusive nós, humanos) à morte!!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui na minha cidade interior de Pernambuco, Sanharó. Estamos no meio de uma praga deste besouro Carabidae: Harpalinae. Não sabemos o que fazer com com tantos. Vc diz que aqui no Brasil ele não é encontrado, talvés esteja enganada mas na foto que vc expõe é semelhante ao temos aqui. Estamos precisando de chuva, pra que o Cururu venha dá cabo desses besouros chatos fedidos e invasores.

    ResponderExcluir
  3. Anônima, tenho dúvida a respeito de qual foto você se refere. Bom, a postada é daqui, a do link não. Mesmo assim, o nível da espécie é bastante complicado, nós podemos ter uma espécie visualmente idêntica e que, por diferenças minúsculas seja considerada outra espécie.
    Veja também se não são estes besouros:
    http://www.insetologia.com.br/2013/05/infestacao-de-cacadores-de-lagartas-em.html

    ResponderExcluir