domingo, 28 de abril de 2013

Combo de Besouros Parte 2

Oi César!!
Envio hj mais um "combo" de besouros:
(...)
4 - Esse aqui eu acho que é Pelidnota sordida, mas não tenho certeza. Muito bonito esse besouro. Também encontrado em Altinópolis.
5 - Esse último é um crisomelídeo do gênero Coraliomela, estou certa?? Ele solta um cheirinho não muito agradável quando é manuseado...rs. Encontrado em Carangola - MG.
Pelidnota sp.
Coraliomela sp.
O quarto bichinho me confundiu um bocado. Ao ver a imagem eu tive a certeza de que ele deveria ser Dynastinae, muito próximo do meu Cyclocephala mas, pelo jeito, você está certa, esta deve ser uma espécie de Pelidnota (Scarabaeidae, Rutelinae, Rutelini), mas não estou certo quanto a P. sordida. Estou encontrando várias outras espécies listadas para os países vizinhos sem imagens disponíveis. Tanto para o Carabídeo como para este, creio que devemos esperar atualizações em Coleoptera Neotropical para as nossas espécies.

O último, certamente é uma barata-do-coqueiro do gênero Coraliomela (Chrysomelidae: Cassidinae: Alurnini, ant. Hispinae). Estou vendo que sua imagem já está na Wikimedia listada como C. aenoplagiata. Difícil confirmar, mas imagens idênticas estão listadas como C. tetramaculata. É possível que você esteja certa na espécie.

Um comentário:

  1. César eu tenho a foto aqui de um Ciclocephala sp. bastante parecido com esse do link. Vou enviá-la em seguida...Coincidentemente,encontrei esse Pelidnota e o Ciclocephala na mesma semana.

    ResponderExcluir