domingo, 28 de abril de 2013

Combo de Besouros Parte 1

Oi César!!
Envio hj mais um "combo" de besouros:
1 - Encontrado em Altinópolis (janeiro). É algum tipo de tenébrio?
2 - Encontrado em Altinópolis. Esse é minúsculo e bem comum no verão.
3 - Gorgulhos. São aquelas "praguinhas" que consomem grãos, farináceos e derivados (caruncho). Esses aí eu encontrei em uma embalagem de macarrão novinha...tinha acabado de abrir, havia muitos.
(...)
Carabidae: Harpalinae
Attagenus fasciatus










Sitophilus sp.
     No primeiro, nós temos um besouro da família Carabidae (Adephaga), a subfamília me parece Harpalinae. A morfologia deles é muito semelhante mesmo em tribos diferentetes, mas pela coloração metálica variando entre o verde e o violeta, eu encontrei este Harpalus, mas não confirmo sua presença no Brasil. PBase tem uma galeria enorme de carabídeos, a maioria deve ser encontrada aqui no Brasil.

     O segundo, é um bichinho bem interessante, Attagenus fasciatus (Dermestidae), veja o que encontrei sobre ele:
"Um dos maiores ódios dos cientistas é o bichinho ao lado, uma larva do besouro de armário Attagenus fasciatus. Na natureza, ele tem uma grande utilidade, pois se alimenta de restos de pele, penas, pêlos e fezes. Se não fosse por ele, o mundo seria muito menos limpo. O problema é que essa larva tem uma fascinação por museus - e não por visitá-los.Elas são capazes de comer tudo que tiver queratina que estiver pela frente.De coleções de borboletas à roupas reais, passando até por animais extintos." (Revista Galileu).
     Veja nesta página adulto e larva juntos. Esta parece ser uma espécie invasora, do velho mundo.

     Os carunchos encontrados no macarrão são do gênero Sitophilus (Curculionidae, Dryophthorinae, Rhynchophorini). Não importa o quão higiênica é a empresa produtora, sempre há pedaços de nossos amigos, os insetos, em nossos alimentos.

Tami: Esses carunchinhos são terríveis...uma das grandes preocupações para os vets também...é porque quando os carunchos danificam os grãos (usados amplamente na indústria de rações) facilita o caminho para fungos como o Aspergilus flavus que produz a aflatoxina, uma toxina que quando é ingerida pode ser capaz de levar os animais (inclusive nós, humanos) à morte!!!

Ivan Carlos F. M.: O Carabidae se parece muito com Athrostictus ou Notiobia, podendo ser também da tribo Pterostichini.

Cesar: Obrigado Ivan.