Ainda acho que pode ser um "fake", embora pareça bastante real. Já ouvi falar, via NatGeo e Discovery Channel, de aranhas com comportamentos sociais e quase-sociais, dei uma busca na internet e de fato pode ser possível. Gostaria que dessem uma olhada nesse vídeo e tentassem identificar se de fato pode ser real e a que espécie pertencem as "milhões de aranhas" filmadas. Anexo um frame do video, em contra-luz e sem nenhum ponto de referência, não ajuda na identificação, por isso acho que assistir ao video seja necessário. Parecem ter uma estrutura corporal sugestiva das Latrodectus, e a Wikipedia informa que algumas espécies do gênero e outros genêros da mesma família podem ter comportamentos gregários. Nunca vi tal coisa no Brasil, achei sumamente interessante! Obrigado.
Almir Germano de Maringá, Paraná.
Amei o "se os passaarinhos não enroscarem aí, eu mudo de nome, rapaz".
Antonio Brescovit: OI,
Creio que sao Parawixia bistriata (Araneidae) na forma imatura.
Elas sao sociais na fase jovem, fazendo este display ao entardecer para se alimentar. Depois recolhem as teias e se reunem em grupos e se escondem durante o dia.
Depois de adultas tem comportamento individualista,
Abracos,
Antonio
Cesar: Muito obrigado mais uma vez, Antonio. Encontrei esta imagem no Flickr com a original datada de 1982, quando eu nem era nascido, muito semelhante ao que aconteceu agora no Paraná.
10/02/13
Almir: Olha só, acabei de achar uma notícia:
" O biólogo da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), Luiz Carlos de Pontes Silva, explicou que o grande número de aranhas encontrado no espaço se deve à falta de predadores naturais e à abundância de alimentos.
Em 2011, ele realizou um estudo que já apontava o aumento da população de aranhas. Com a destruição de árvores frutíferas que abrigavam morcegos – um dos predadores dos aracnídeos – o ambiente se tornou propício para sua reprodução.
As aranhas filmadas são da espécie Anelosimus eximius, conhecidas como tecedeiras sombrias. O biólogo alerta que sua picada injeta veneno e pode causar desconforto em adultos saudáveis. No caso de crianças com menos de quatro ano, o fato pode trazer complicações maiores."
Publicada no jornal O Diário de Londrina.
Um paper interessante...
Cesar: Seguimos aguardando confirmações.
Almir: Sem dúvida, cabia uma investigação em campo. No vídeo parece que alguém comenta que acontece sempre, e à noite elas somem. Quem sabe algum biólogo, como o que comenta a notícia, compareça para obter um exemplar.
Valeu!
Abs
Almir
11/02/13
Antonio: É, mas aquilo e Parawixia bistriata, pois o video mostra Araneidae e não Theridiidae.
Este bicho e este comportamento e comum desde o Parana ate o Mato Grosso.
Antonio
Cesar: A mídia já divulgou em massa, em geral cópia uns dos outros de que se trata da Anelosimus eximius...