sábado, 9 de fevereiro de 2013

Broca-do-Bambu em São Paulo

Bom dia, eu já procurei sobre esta especie e não nenhuma foto por isso estou lhes enviando as fotos do Besouro que encontrei na borda do meu latão de lixo.
Roberto Rabbit de São Paulo, capital.
Atualização 10/02/13:
Boa Tarde outro dia eu lhe enviei fotos de um besouro que encontrei no meu quintal como ele apareceu novamente estou lhe enviando novas fotos para ajudar a identificação.
Bom dia, Roberto! Esta foi talvez a pesquisa mais rápida que fiz. Nas imagens do Google, eu digitei 'Curculionidae Brazil' e não precisei rolar a página para encontrar Rhinastus sternicornis na página em inglês da Wikipedia. Lá diz que este gorgulho é uma praga do bambu, que costumam aparecer entre janeiro e março e que antigamente, pensava-se que o macho e a fêmea pertenciam a espécies distintas Rhinastus pertusus e Rhinastus sternicornis.

O nome comum broca-do-bambu está registrado neste documento da UFSC para Rhinastus latisternus (lá está errado, troca o N pelo M), por serem espécies do mesmo gênero e com os mesmos atributos, o mesmo nome comum é totalmente aceitável.

Esta imagem, dá a entender que se trata de um macho.

Atualização 10/02/13 - Roberto: Ola Cesar, obrigado pela resposta a minha duvida referente ao inseto"Besouro" como eu pensei que voce enviaria a resposta por e-mail eu enviei mas fotos do Besouro esta mas nítida e de varios ângulos pois ele apareceu novamente no meu quintal segundo a sua pesquisa ele é um inseto praga do Bambu, mas como ele apareceu no meu quinta aqui não tem bambu.
se possivel troque a foto da resposto no site assim fica melhor para outros pessoal identificar o inseto pois aquela foto não esta nítida.
Obrigado. Gostei muito do site e de sua atenção.

Cesar: Roberto, muito obrigado pelas novas imagens, pela preocupação com os demais leitores e me desculpa pela falha quanto ao e-mail.

Não duvido que ele não se alimente em outra coisa, este documento na terceira página (numerada 166) diz:
"Os demais Cholineos cuja biologia se conhece vivem em bambús (taquaras). O mais conspícuo, aliás u m dos maiores gorgulhos, é Rhinastus sternicornis (Germ., 1824) (= R. pertusus Dalman, 1836), cuja larva roe o interior dos internódios de taquarussu (Chusquea gaudichaudii) (= Dendrocalamus giganteus) e de outros bambus: Arundinaria sp., bambu vulgar, bambu imperial, cana da India, Chusquea, cresciuma ou crissiuma (? Merostachys)."

Fala sobre as larvas, não adultos, mas de fato creio que ele tem passado na sua casa apenas por passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário