sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Percevejo-de-Crista no Mato Grosso do Sul

inseto q nao consegui identificar

ERA MAQUINISTA DE TREM E EM JANEIRO DESTE ANO DEPOIS D UMA CHUVA FORTE ENCONTREI DENTRE OUTROS INSETOS ESSE EM MEIO AS FOLHAS MOLHADAS DO LADO DE FORA DA LOCOMOTIVA TEM MAIS OU MENOS 1CM E MEIO C UMA CARAPAÇA PARECENDO D UM DINOSSAURO E CABEÇA IGUAL A DE UMA TARTARUGA NUNCA TINHA VISTO NADA IGUAL, AGUARDO UMA RESPOSTA

Eder Figueiredo de Miranda, Mato Grosso do Sul
Olá, Eder.

Gostei muito de sua descrição deste hemíptero da família Reduviidae. O nome comum de todos os percevejos desta família é percevejo-assassino. Neste caso, trata-se da subfamília Harpactorinae, tribo Harpactorini. O tomo 02 de Insetos do Brasil, pág. 218 diz assim: "Desta tribu são bem interessantes as espécies de Arilus Burmeister, 1835 (A. carinatus (Forster, 1771) (= serratus Fabr., 1775), que são bastante robustas e exibem uma crista conspícua, vertical, no lobo posterior do pronotum, com número de dentes variavel nas espécies (fig. 403). Outra informação importante se encontra na pág. 160: "Alguns Reduviideos predadores, como por exemplo, Heza insignis, Melanolestes picipes, Zelus leucogrammus, etc., quando presos entre os dedos sem o devido cuidado, podem fincar rápida e profundamente o rostrum na polpa, numa picada tão dolorosa como a ferroada de um marimbondo" (Polistes), ficando a parte lesada mais ou menos dorida durante alguns dias." Eu te garanto que estes percevejos estão incluídos no "etc.". O rostrum é este bicão que se vê encurvado até o "pescoço". No entanto, não são agressivos, deve-se tomar cuidado apenas ao manuseá-los. Percevejos assassinos são ótimos para se ter em jardins ou plantações, pois se alimentam de outros insetos prejudiciais às plantas.

O nome comum em português "percevejo de crista" para os percevejos-assassinos do gênero Arilus está registrado em Project Noah. Tudo indica que este nome comum foi inaugurado lá mesmo (veja este documento português na página 48, por exemplo), e eu apoio a criação de nomes comuns para as nossas espécies.

Duas são as espécies de Arilus no Brasil. A. carinatus, de cores escuras e fortes, e A. cristatus, de tons mais acinzentados. Este parece ser Arilus cristatus, encontrado desde a América do Norte e, apesar da maioria das imagens mostrar indivíduos com tíbias cinzas, não alaranjadas como este que você fotografou, eu encontrei imagens de  alguns indivíduos em BugGuide que combinam muito bem com este AQUI e AQUI.

Atualização: Aparentemente A. carinatus é a única espécie brasileira e se diferencia por fotos de A. cristatus pelas tíbias alaranjadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário