sábado, 23 de maio de 2015

Aranha Armadeira no Rio Grande do Sul

Estou fazendo esse pedido acabo de recolher essa aranha na varanda de casa, em frente à porta, escondida debaixo de um móvel ao lado do pote de água dos gatos e cachorros e fiquei realmente preocupado ao conferir no site e encontrar duas postagens com aranhas parecidas sendo identificadas como armadeiras perigosas. 

Trata-se mesmo da Phoneutria SP dessas duas postagens (1, 2)? 

"conhecidas também por aranha-da-banana, aranha-da-bananeira e aranha macaco. Esta é (talvez por maioria de votos), a aranha mais perigosa do mundo"? 

Moramos em área rural e pra completar temos bananeiras quase ao lado da casa. 

Ela não era agressiva, mas é muito parecida com as postadas. Não precisa nem postar. É que mesmo com o post que explica as diferenças queria ter certeza. Estou com ela presa e queria uma confirmação pra decidir a que distância da casa soltar ela.
Jase Jasson de Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul.
Jase, eu falei desta forma na primeira postagem, mas prefiro não falar mais. Esta é sim uma aranha-armadeira do gênero Phoneutria (Ctenidae), fêmea, e a espécie registrada no Guiness Book como a aranha mais venenosa do mundo é Phoneutria fera, espécie amazônica (na verdade diz todas, especialmente...). A maioria dos acidentes com armadeiras no Sul e Sudeste é considerada leve, é necessária a aplicação de soro em casos considerados graves e sempre em crianças pequenas. Algumas pessoas as encontram tranquilas, outras afirmam que elas correram para cima da pessoa (Valquíria, comentários).

Acidentes com aranhas-marrons são muito mais graves do que os de armadeiras na nossa região, seu veneno é necrosante e o desta é neurotóxico. Mas considere esta uma aranha perigosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário