terça-feira, 16 de abril de 2013

Aranha Armadeira em Santa Catarina

Saudações Cesar, parabéns pelo ótimo trabalho. Grande iniciativa.
Deparei-me com a aranha das fotos quando fui abrir a porta de minha casa. Confesso que fiquei bastante assustado com ela por achar que se tratava de uma armadeira. Por essa razão escrevo para pedir confirmação. Um grande abraço.
Jean Paulo de Florianópolis, Santa Catarina.

Muito obrigado, Jean!

Há tempos que estou devendo uma postagem sobre estas aranhas e sem dúvida esta é uma autêntica aranha armadeira Phoneutria sp., conhecidas também por aranha-da-banana, aranha-da-bananeira e aranha macaco. Elas são frequentemente consideradas a aranha mais perigosa do mundo, não só tem apeçonha muito potente, mas é também agressiva, sempre erguendo os dois primeiros pares de pernas ao se sentir ameaçada.

Portal São Francisco informa: "As armadeiras não constroem teias. São crepusculares e noturnas, alojando-se em locais escuros, buracos na terra ou sob a vegetação , entre folhagens de arbustos, sob troncos de árvores, no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros ou palmeiras derrubadas ao chão ou dentro das bainhas das bananeiras, inclusive entre os cachos de frutas."

Apesar de toda a sua periculosidade, os acidentes com óbito são raros, e geralmente envolvem crianças ou adultos com saúde debilitada. A maioria dos acidentes são considerados leves, não necessitando aplicação de soro. Veja informações adicionais sobre a peçonha na galeria de Maxwel Rocha. A espécie mais comum na sua região parece ser Phoneutria keyserlingi.

Jean: Saudações Cesar, obrigado pelo breve retorno.
As fotos são de dezembro de 2012.
Encontrei seu site hoje quando procurava informações sobre uma pequena aranha vermelha que encontrei em casa, e descobri que ela não é venenosa. Aí aproveitei e enviei as fotos dessa aranha que encontrei no ano passado me aguardando na porta de casa. hehe. Consegui capturá-la com cuidado e soltei em um terreno baldio. Uma aranha desse tamanho merece estar livre. Mesmo sendo venenosa.
Abraço

Cesar: Apreciamos muito seu amor por este animalzinho!

5 comentários:

  1. Deixa-me somente defender um pouco as armadeiras aqui.

    Em Itaipava eu ficava em uma casa que de vez em quando apresentava alguma aranha armadeira. Me parece que elas gostam de sair mais de noite, e tem este habito (como na foto) de ficarem paradas em algum canto. Havia no nosso jardim uma que sempre ficava assim num mesmo ponto. Elas reagem quando importunadas, e eficientemente assustam inimigos. Ja capturei algumas destas com um vidro e criei por algum tempo. Elas "latem muito mais que mordem", e apenas atacam quando provocadas. Principalmente gordas femeas como esta da foto, que tem mais dificuldade de se mexer rapidamente.

    Eu aconselho a capturar o animal com um vidro grande e soltar vivas longe de casa: muito facil de fazer. Pessoas que foram mordidas que eu conheci haviam atacado elas com chinelos ou vassouras, ou tentando empurrar elas com uma folha de papel ou graveto. Elas ficam muito bravas quando atacadas e se mexem muito rapido... Parece que nem sempre a mordida machuca tanto quanto dizem (um adulto).

    Elas comem baratas e ratos, limpando os arredores da casa!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, fiquei feliz quando soube que foi exatamente o que aconteceu, a aranha foi capturada e solta na natureza. É certo que nenhuma aranha realmente atacaria, no sentido de perseguir uma pessoa até picar e nem muito menos enxergaria uma pessoa como uma presa, tudo o que elas querem é ser deixadas em paz.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo! Se todos fossem sábios assim, talvez tivéssemos menos pragas!.. e quem sabe até menos acidentes com estas aranhas! Quem sabe seu blog consiga melhorar essa consciência nos leitores?

    Mas estas aranhas realmente metem medo pois são bem "marrentas", rsrsrs... o que apenas ilustra como são predadoras implacáveis de dezenas de outros animais que nos incomodam com mais frequência!

    ResponderExcluir
  4. Oi moro no litoral sul e aqui na minha casa sempre aparece essas aranhas armadeiras confesso que fico preocupada por conta dos meus filhos mas por mim msm não.de todas que já vi nunca aconteceu algo assustador.mas sempre to de olho

    ResponderExcluir
  5. Boa Monica! Mas tenha sempre mesmo muito cuidado com as crianças.

    ResponderExcluir