sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mariposa Cyllopoda em Minas Gerais

Oi César!!!
Olha eu aqui enchendo sua paciência de novo...rs! Estou enviando a foto (infelizmente não muito boa) de uma borboletinha que encontrei em um distrito de Ouro Preto - MG(Glaura, se não me engano). Ela estava repousando numa pedra alta no leito de um riacho que corta uma área de mata atlântica preservada. Seria possível identificá-la para mim?
Tami de Altinópolis, São Paulo.
     Oi, Tami, sem essa de encher a paciência, é pra isto que o Insetologia existe. Apesar de achar que não bata 100% com a maioria das imagens, como é o único representante do gênero, este parece ser um macho de Cabirus procas (Hesperiidae, Pyrginae). Machos são muito fáceis de se distinguir das fêmeas, pelo grande dimorfismo sexual.

Atualização 18/03/2013: Não havia mesmo como encontrar uma imagem que combinasse 100% pois esta não é uma borboleta Hesperiidae (eu já estava me recusando a acreditar nisso), mas uma mariposa Geometridae Cyllopoda sp. Learn About Butterflies fala do mimetismo entre diversas espécies incluindo estes dois gêneros. Esta imagem ajuda a diferenciar os geometrídeos Cyllopoda e Atyria e pelo comentário de Bayucca no Flickr, esta é uma Cyllopoda sp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário