sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cobaia Humana: Picada de Mamangava-de-Toco

Pessoal, este é o relato da experiência da Barbara com as mamangavas. Após nos brindar com a experiência com a mordida da Corydalus, nossa cobaia humana relata esta outra experiência.

Crianças, não tentem isto em casa!

Barbara: (...) As mamangavas por exemplo, outro dia peguei uma que estava bem calminha dentro de uma flor, e enfiei o dedo no pote para saber se realmente o ferrao eh tao doloroso assim, depois soltei. O ferrao furou meu dedo como uma agulha, e sangrou na mesma hora, mas a dor passou em 5 minutos ao contrario de outras abelhinhas e vespas q ja me deixaram varios dias com dor. Eu tenho uma mania estranha de ver com as maos :P

Cesar: A mamangava, seria bom saber qual foi, já que existem dois gêneros em duas subfamílias distintas (Bombus da subfamília Apinae, as Bumble Bees e as Xylocopa da sunfamília Xylocopinae, as Carpenter Bees), a ferroada pode ser bem diferente de uma pra outra.

Barbara: ainda tenho a marquinha do sangue coagulado no meu dedo, o ferrao eh grande, entao fica uma pintinha ( se ela tivesse me ferroado em cima da boca eu ficaria parecendo com a Cindy Crawford pensei hehehehehe) eu fui ferroada no dia 2/02/2013 e a marquinha ainda esta aki!!!
Acabo de ver que não dá pra afirmar que mamangavas pertencem a apenas dois gêneros. Existem outros, como o Centris, que podem muito bem ser chamadas também de mamangavas.

Desconsiderando o gênero Centris, apesar de parecer ter o abdome um tanto mais peludo que o comum, não sei se é por refração do vidro, mas esta sem dúvida é uma Xylocopa sp., mamangava-de-toco.

Maxwel Rocha: Quando era pequeno ouvia muitas pessoas falando que a picada de uma Mamangava era muito dosorosa até que um dia desses ao manusear uma acabei levando uma picada no dedo e foi exatamente como a Barbara descreveu, parecia um furo de agulha, mas foi apenas isso, nada de muita dor. É bem mais dolorosa a picada de um marimbondo ou abelha por exemplo.

Cesar: Valeu também, Maxwel! Assim nós vamos quebrando os "mitos insetológicos"!

Eduardo Fox: Excelente relato, e sempre fui curioso com isso!!
devo ressaltar, porém, que o grau de dor de uma ferroada varia muito de acordo com o ponto em que ocorre. Um amigo meu levou uma mordida de armadeira no dedão, e relatou que não doeu muito, mas ficou muito inchado. Ele não teria errado a identificação: é o entomólogo Roberto Eizemberg.
Porém não te incentivo a esfregar mamangavas no corpo!!

10 comentários:

  1. Quando era pequeno ouvia muitas pessoas falando que a picada de uma Mamangava era muito dosorosa até que um dia desses ao manusear uma acabei levando uma picada no dedo e foi exatamente como a Barbara descreveu, parecia um furo de agulha, mas foi apenas isso, nada de muita dor. É bem mais dolorosa a picada de um marimbondo ou abelha por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente relato, e sempre fui curioso com isso!!

    devo ressaltar, porém, que o grau de dor de uma ferroada varia muito de acordo com o ponto em que ocorre. Um amigo meu levou uma mordida de armadeira no dedão, e relatou que não doeu muito, mas ficou muito inchado. Ele não teria errado a identificação: é o entomólogo Roberto Eizemberg.

    Porém não te incentivo a esfregar mamangavas no corpo!!

    ResponderExcluir
  3. Gente acho que fui picada por uma espécie diferente porque picou meu pé próximo ao dedo mindinho e a dor for insuportável, depois fiquei dias em casa com o pé pra cima, porque não conseguia colocá-lo no chão, inchou e fui parar no pronto-socorro, parecia que tinha quebrado o pé. Ficou a marca por mais de um ano. Foi uma experiéncia horrível, mas como foi muito rápido só pude ver que era um inseto enorme, preto e peludo.

    ResponderExcluir
  4. Hum, por isto quis ter certeza do gênero para publicar sobre a picada da mamangava. Pode ser que a Bombus sp. pique de forma mais dolorida, mas pode ser também que tenha ocorrido o que o Eduardo disse sobre locais do corpo. A sensibilidade pode também variar de pessoa pra pessoa, mas não penso que seja o caso.
    Ele era enorme preto e peludo, mas ele voou?

    ResponderExcluir
  5. Cada pessoa eh uma,e pessoas alergicas podem sofrer horrores. Querida Elayne, vc ja considerou a ideia de poder ser alergica? ja foi picada por outras abelhas?

    ResponderExcluir
  6. Fui picada hoje por uma dessa bem peluda, no dedo da mão, doeu demais, meu dedo inchou muito e tive que esquentar o dedo com um cigarro para amenizar e desestabilizar o veneno, depois de esquentar bastante o dedo com cigarro, deu uma melhorada e ficou inflamado e dolorido só onde fui picada. Mas isso foi de manhã e já são quase 18 horas e ainda dói.

    ResponderExcluir
  7. Anônima,
    Quando a Bárbara me falou sobre ter sido picada por uma mamangava e mostrou a picada, eu disse pra que bom seria saber qual tipo de mamangava foi, antes de dizermos de generalizarmos, pois mamangavas podem ser bem semelhantes, apesar de não muito aparentadas, e a picada delas pode ser bem diferente uma da outra, depois a Bárbara mostrou a foto dela. Você diz que ela era bem peluda, provavelmente você foi picada por uma mamangava-de-chão, Bombus sp., não por uma Xylocopa como esta.

    ResponderExcluir
  8. Interessantes relatos !!

    A literatura científica (incluidno um camarada que se deixou picar por diversos himenópteros) realmente menciona que ferroadas de Bombus doem muito!

    Deve haver uma tremenda diferença entre os venenos de algumas espécies ou gêneros -- isso é excelente material para estudos, inclsuive da ecologia do veneno!..

    ResponderExcluir
  9. Acho que dependendo do lugar onde a mamangava picar,vai doer mais.Minha avó sempre me disse que uma vez foi picada por uma,no pescoço e doeu muito.Um senhor disse a ela que para passar a dor é só cuspir na terra e passar no local da picada.Hahaha!Coisa de pessoa antiga,mas vai ver funciona.

    ResponderExcluir
  10. Deve sim, Ranieri, mas no caso da Elaine, é quase certeza que foi uma Bombus, por que elas fazem o ninho no chão, e ela foi picada no pé.

    ResponderExcluir