Carlos Eduardo de S. Carvalho.
A espécie Anchieta fumosella eu creio que podemos por certo, me parece um tanto estranho em Neuroptera, mas creio que dá pra dizer que é uma fêmea com um longo ovipositor ou ovopositor, o que não é certo é seu posicionamento em Mantispidae. A subfamília é Symphrasinae e a posição desta subfamília é discutida, não tenho acesso a todos textos completos, mas o que temos disponível na internet que eu pude encontrar é:
Recuperamos, com alto suporte estatístico, um Mantispidae s.l. que era parafilético sem Beroth-idae e Rhachiberothidae. Symphrasinae foi colocado como irmão de Rhachiberothidae em um clado irmão dos Mantispidae e Berothidae restantes (Fig. 1) em todas as análises; Mantispidae, como atualmente circunscrito, nunca foi recuperado como monofilético.
A notável similaridade morfológica dos escleritos genitais de Symphrasinae e Rhachiberothidae (sensu U. Aspöck Mansell 1994) com os Nallachinae (Dilaridae) foi tomada como ponto de partida para entender a morfologia de outras subfamílias de Mantispidae. Com base nessas comparações morfológicas, fornecemos uma análise filogenética revisada de Mantispoidea. Esta nova análise filogenética apoia uma relação de grupo irmão entre a família Rhachiberothidae, compreendendo Rhachiberothinae e Symphrasinae, e a família Mantispidae
À primeira vista, os Rhachiberothidae se assemelham superficialmente a Mantispidae ou Berothidae. Na discussão atual, a subfamília Symphrasinae não é tratada como pertencente aos Mantispidae, apesar de um trabalho recente e valioso sobre os Mantispoidea (Ardila-Camacho et al., 2021), principalmente porque uma confirmação usando dados moleculares ou, em uma escala mais ampla, dados genômicos é necessária.
(...) subfamily Symphrasinae, a group recently transferred from Mantispidae to Rhachiberothidae.(...) Entretanto, estudos morfológicos e moleculares recentes têm fornecido suporte para uma Mantispidae não monofilética, considerando Symphrasinae como uma subfamília altamente derivada de Rhachiberothidae (Winterton et al., 2018; Ardila-Camacho et al., 2021a).
Como vemos, dois artigos consideraram Symphrasinae como parte de Rhachiberothidae, mas em 2022 temos um autor dizendo que falta confirmação e outros dizendo que está demonstrado. Como resultado, temos fontes ainda listando em Mantispidae, como BugGuide e iNaturalist e outras fontes atualizando sua posição, como BoldSystems e o CTFB (onde a espécie é tratada no masculino, A. fumosellus), enquanto o Insetologia fica aqui tentando juntar tudo e entendermos toda essa confusão. Vamos seguir chamando de "mantispídeo", ainda que talvez não reflita exatamente a família à qual ele pertence. Independente da família, ele permanece em Neuroptera: Mantispoidea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário