quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Besouro Clerídeo Cregya em Minas Gerais

Oi Cesar!

Mandando esse besourinho clerídeo Cregya sp (identificado pelo Boris B.). Ao vivo, achei q era Chrysomelidae. Fui tapeada!
TaMi de Minas Gerais.
O que melhor entrega sua identidade aqui são as antenas. Não encontrei um palpite para a espécie exata, mas tem afinidade com Cregya vicosa (Cleridae: Peloniinae).

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Besouro Serra-Pau Oncideres no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID este besouro Serra-Pau que fotografei em Resende no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Acredito que seja Oncideres cervina (Cerambycidae: Lamiinae: Onciderini), não vejo outra imagem de exemplar vivo na internet. Os chifrinhos costumam identificar um macho.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Besouro Criptocéfalo em Minas Gerais

Olá Cesar, td bem? Segue mais um besouro que pousou inesperadamente quando estava aguando minhas plantas. Achei interessante essas 4 pintas vermelhas. Quem é esse rubro negro? Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Começo lembrando do exemplar de Chrysomelidae: Cryptocephalinae de 2016, que tinha basicamente o mesmo padrão de manchas e cores e que eu disse haver muitos com esses padrões; na verdade se repete até mesmo nas diversas tribos da subfamília. Eu não estou conseguindo dar um bom palpite neste, em cada um que eu vejo algo a favor, vejo também uma objeção, se tiver mais imagens dele, eu gostaria de ver.

Besouro Serra-Pau Trachysomus no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID este inseto que fotografei em Guapimirim no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Trachysomus sp. (Cerambycidae: Lamiinae: Onciderini), a espécie não é certeza, mas acredito que seja  T. gibbosus.

Mariposa Dirphia no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Nova Friburgo no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Dirphia sp. (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini), acredito que seja macho de D. avia, mas se D. triangulum realmente é uma espécie distinta, não faço ideia de como se diferenciam. Se a cor do abdome servir (1, 2), mantenho avia.

domingo, 27 de novembro de 2022

Besouros de Minas Gerais

Oi Cesar! Trago besouros, fotografados em Contagem MG
Davidson Moreira.
O tartaruguinha deve ser Polychalca (Polychalca) punctatissima (Chrysomelidae: Cassidinae: Omocerini) e o serra-pau deve ser Eburodacrys sp. (Cerambycidae: Cerambycinae: Eburiini), melhor palpite E. fortunata.

Besouro Diabrotica no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID este pequeno besouro que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Provavelmente é uma Diabrotica sp. (Chrysomelidae: Galerucinae: Luperini: Diabroticina), semelhante a D. hathawayi vista em Gonçalves (2008).

Formiga Rainha Camponotus na Bahia

Oii, encontrei uma formiga no banheiro da minha casa com asas. Mas estou em dúvida se é macho ou uma rainha! me ajude por favor.
Gustavo Henrique Fernandes da Bahia.
Uma rainha de Camponotus (Formicidae: Formicinae: Camponotini), pode ser C. vittatus.

sábado, 26 de novembro de 2022

Cigarra Zammara em São Paulo

Bom dia, caro César!
Em 28/12/2020, você postou o registro que fiz de uma maravilhosa Cigarra Zammara , fêmea e ontem (22/11/2022), consegui registrar um fabuloso macho (suponho que da mesma espécie por conta das mesmas incríveis "ombreiras") que entrou pela área dos fundos daqui de casa. Diferente da fêmea que era muito pacífica, o macho é muito estressado e barulhento e não apreciou nem um pouco de ser manipulado a princípio, passados uns 2 minutos ficou mais tranquilo e me permitiu tirar fotos. Uma visita natural e especial.

Dona GAM de São Roque, São Paulo.
Sim, a mesma espécie, pelo que vejo permanece ainda o que eu havia dito, a maioria a considera Orellana strepens, mas deve ser considerada Zammara strepens (Cicadidae: Cicadinae: Zammarini) conforme Goemans (2010)

Mosca Taquinídea no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mosca que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Mais uma Tachinidae, não consegui um bom palpite de qual.

Lagarta Manduca em São Paulo

Bom dia, César! Será que esse exemplar, que achei se alimentando numa Ipómeia rubra em São Paulo/SP, agora em novembro, também é uma Manduca rustica?
Apesar das semelhanças com a postada pelo Rodrigo, ela aceitou bem o manuseio e está se alimentado também de dia, o que me deixou na dúvida.
Obrigado!
Leandro Montalvão.
quanto tempo, Leandro! Parece ser Manduca (Sphingidae: Sphinginae: Sphingini), mas eu acho que pode ser outra espécie como M. florestan, só mesmo com o adulto pra eu ter certeza.

Aranha Papa-Moscas Chira no Espírito Santo

Boa tarde, César! Ontem acabei encontrando esse 'carinha' aqui em casa e achei muito diferente das aranhas Saltadoras que sempre aparecem por aqui, geralmente são as aranhas do gênero Hasarius sp. e outras.. mas como eu já tinha visto antes em algumas imagens de aranhas parecidas, eu tô achando que é uma Colonus sp., não tenho certeza, mas acho que é bem parecida.. enfim, fique com as fotos e obrigado desde já!!

Guacuí, ES.
Erik.
Creio que seja fêmea de Chira spinosa (Salticidae; Salticinae: Aelurillini: Freyina).

Aranha Caranguejo Filodromídea em São Paulo

Olá! Poderia me ajudar a identificar esta aranha? Encontrei na parede do meu apartamento e achei muito bonita. Não encontrei nenhuma parecida na internet. Ela é pequena, deve ter 1,5 cm.

É em Indaiatuba-SP.
Tatiana Cominotti Celeste.
Parece ser macho de Philodromidae, meu melhor palpite é Cleocnemis, mas é difícil, há poucas imagens delas e há um artigo recente, Prado et al. (2022) que propõe que algumas espécies migrem pra Tibelloides e Fageia, além de outras alterações.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Mariposa Desconhecida no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Itatiaia no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Estou pensando em Nolidae: Nolinae, mas não consegui nada que me dê segurança nisso, até a família me é uma incógnita.

Pupa de Mariposa Coleoforídea em Minas Gerais

Então é um bichinho mais difícil de encontrar por aí, pelo jeito! Legal!
E esse casulinho? Já cheguei a te enviar? Logo que me mudei para Itaguara, via muitos grudados na parede. Mas não conseguia recolher p ver se saía alguma coisa pq ficavam muito grudados. Alguma Tineidae, será?
TaMi de Minas Gerais.
O CTFB registra apenas três espécies de Coleophoridae no Brasil, cada uma em seu gênero, Amblytenes lunatica, Batrachedra nuciferaeColeophora lepyropis. O que consigo dizer apenas é que as pupas de outras Coleophora spp. são bem semelhantes: 1, 2, 3. Certamente a lista está incompleta, Baldizzone (2020) acrescenta à nossa fauna C. breyeri e C. cisoriella.

Possível Besouro Platyphora em Minas Gerais

Olá Cesar, blza? Esse besouro é bem semelhante às cores do da postagem acima, porém é mais arredondado. Quem seria esse aí? Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Interessante esta semelhança, acho que nada tem a ver com mimetismo, no máximo é uma convergência. Meu melhor palpite é Platyphora sp. (Chrysomelidae: Chrysomelinae: Doryphorini: Doryphorina), não consegui encontrar um que combine bem, mas não é estranho tenho cento e setenta e seis espécies no CTFB.

Besouro Tartaruga Charidotis em Santa Catarina

Boa tarde César!

Poderia me auxiliar, por gentileza?

Seria esse um Coptocycla? Registro em Joinville/SC

Obrigada
Luana Lobemeyer.
Há quanto tempo, hein Luana? Na minha opinião, este é Charidotis pupillata (Chrysomelidae: Cassidinae: Cassidini).

Vaga-Lume em Santa Catarina

Oi César! Achei esse carinha aqui na minha casa, Pomerode, SC. Tenho quase certeza que se trata de uma espécie do gênero Lucidota... Só não tenho certeza qual. Pensei que talvez fosse um Lucidota atra, mas as espécies se diferenciam. Também, qual inseto você acha mais legal de identificar?
Segue as imagens
Luna Helena.
Pela distribuição, L. atra não parece ser uma possibilidade. Lampyridae é difícil, o único palpite que tenho é Vesta thoracica (Lampyridae: Amydetinae), tenho dúvida por que ele não costuma ficar com a cabeça exposta desse jeito.

Quanto ao mais legal de identificar. nunca pensei nisso. Acho que em qualquer grupo, qualquer um que tenha aparência bem marcante, chamativa, bizarra e que eu desconheça, é muito gratificante conseguir a idnetificação.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Esmeraldinha das Folhas no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID este pequeno besouro que fotografei em Resende no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Com esta aparência, Colaspis laeta (Chrysomelidae: Eumolpinae: Eumolpini/Colaspidini) parece ser o mais comum na região. Esta espécie tem uma página na Wikipedia com o belo nome de "esmeraldinha-das-folhas".

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Besouro Helioscopa em Goiás

Bom dia César! Gostaria de saber a identificação desse Chrysomelidae. Foto tirada em Novembro, Catalão, Goiás.
Lincoln Pires.
Não sei se posso afirmar, mas não vejo outra possibilidade se não Helioscopa varians (Chrysomelidae: Cryptocephalinae: Clytrini: Babiina).

Formiga Camponotus em Minas Gerais

Fala Cesar, beleza? Cara, essa formiga estava tranquila numa folha e solitária. Me chamou a atenção o tamanho dela, quase uns 3 cm. Fiquei curioso pra saber qual é essa espécie, saberia nos dizer? Grato!
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Não consigo dizer a espécie, o gênero é Camponotus (Formicidae: Formicinae: Camponotini), me parece uma operária maior, as espécies mais semelhantes que vejo estão no subgênero Tanaemyrmex, como C. lespesii, mas não arrisco afirmar.

Aranhas do Mato Grosso do Sul e Paraná

boa noite amigo!! Desta vez duas aranhas, a primeira registrada em Ribas do Rio Pardo-MS, muito gde! e a segunda em Santo Inácio-PR
Maria F. Agostinho.
A grande é uma fêmea de armadeira Phoneutria nigriventer (Ctenidae), a média eu tô com uma dúvida danada até quanto à família, mas por enquanto vou de Ctenidae também, algo entre Nothroctenus ou Viracucha (Acanthocteninae). As pequenas devem ser Nesticodes rufipes (Theridiidae), há ainda algum díptero de bônus.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Mariposa Arrhenophanes em Tocantins

Olá CesarCrash, boa tarde!!! Aqui novamente para solicitar seu auxílio na Id desta mariposa. Registros à noite em Ilha do Bananal-TO. Obrigada!
Zeila Lemos.
Se não tivermos esta espécie sem identificação em alguma postagem, temos não só uma espécie, mas uma família inteiramente nova no Insetologia, a família ArrhenophanidaeArrhenophanes perspicilla.

Lagarta Urticante Desconhecida em Santa Catarina

Olá. Poderia identificar essa lagarta branco/amarelada com pontinhos pretos pois me encostei nela e queimou em dois locais. Encontrei em um camping no extremo oeste de SC. A casa é rodeada de árvores diversas, próximo a um rio...
Anderson Luis.
Infelizmente, Anderson, o foco da imagem ficou na madeira, não na lagarta e ela ainda parece já estar em prepupa. Espero ainda conseguir mais pistas sobre sua identidade, mas me parece estranho ser uma larva urticante.

Vespa Dochmioglene no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta pequena vespa que fotografei em Guapimirim no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Me parece combinar bem com Dochmioglene suppar (= Stromboceros suppar; Tenthredinidae: Selandriinae). Esta é uma vespa do grupo artificial "Symphyta", que produzem larvas fitófagas, semelhantes a lagartas.

Besouro Serra-Pau Colobothea em Minas Gerais

Olá Cesar, bom dia! Caminhando pela mata, esse besouro serra pau passou voando na minha frente e fui atrás, porque me chamou a atenção essa bela disposição de cores. Muito lindo! Me parece novidade por aqui, ou não? Saberia quem é essa espécie?
Muito obrigado
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Parece que ele fraturou o escapo da antena direita. Nós tínhamos um registro ainda recente de Colobothea cassandra (Cerambycidae: Lamiinae: Colobotheini) feito pelo Carlos em Minas Gerais.

Besouro Cladotoma em Minas Gerais

Cesar, quem é esse fofinho?
TaMi de Minas Gerais.
Há poucas imagens deles, mas eu acho que é Cladotoma sp. (Ptilodactylidae: Cladotominae), sendo semelhante ao C. ovalis visto em López-Pérez et al. (2020). Os autores confirmam sua presença na região e dizem que "Ptilodactilídeos vivem em habitats ribeirinhos, semiaquáticos e aquáticos. As larvas de alguns ptilodactilídeos vivem em madeira podre úmida, serapilheira, cascalho e detritos que margeiam corpos d'água, mas outros vivem em madeira submersa ou folhagem podre (Lawrence 2005)."

São conhecidas ainda mais quatro espécies do gênero no Brasil, sem conhecê-las, nenhuma está descartada.

Larva de Joaninha em Minas Gerais

Oi! Gostaria de ajuda para identificar este inseto. Tentei identificar eu mesmo mas não entendo nada de insetos, comecei a ter interesse só recentemente.
Vi ele numa praça de Belo Horizonte-MG em outubro. Tinham vários deles nos bancos da praça, variando um pouco de tamanho. Fui nessa praça outras vezes desde então e não os vi mais.
Lucca F.
Lucca, esta é uma joaninha em estádio larval, parece ser Cycloneda sanguinea (Coccinellidae: Coccinellinae: Coccinellini), predadora de pulgões.

Aranha Papa-Moscas Psecas em Santa Catarina

Acabou de aparecer aqui!!!
Mir Kos de Santa Catarina.
Elas possuem diferenças na coloração das pernas e cefalotórax, mas creio que tenhamos uma mesma espécie, que deve ser Psecas sumptuosus (Salticidae: Salticinae: Dendryphantini: Marpissina), provavelmente lá uma fêmea e aqui um macho.

Aranha-Fantasma em Minas Gerais

Pequena aranha noturna em Ipatinga/MG. Qual seria?
Willian.
Esse é algum macho de aranha-fantasma da família Anyphaenidae, é difícil determinar gêneros nesta família, mas me parece semelhante a Hibana.

domingo, 20 de novembro de 2022

Besouro Tartaruga Cyrtonota em Santa Catarina

Olá Cesar,

Fotografado em Irani, no oeste de Santa Catarina em Março desse ano, 2022.
Daniel Irani.
Me parece Cyrtonota sp. (Chrysomelidae: Cassidinae: Mesomphaliini), acho que é C. thalassina, pode ser C. cyanea ou algo semelhante, sendo que a segunda é maior que a primeira.

Mariposa Polygrammodes no Ceará

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Potengi no Ceará. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
A espéice que eu chamei algumas vezes de Polygrammodes elevata parece ter por nome correto P. eleuata (Crambidae: Spilomelinae: Margaroniini); BoldSystems tem uma página com o nome correto e diversas com o errôneo. Se não for esta espécie, é uma bem próxima.

Ninfas de Percevejo em São Paulo

achei essa ninfa no quintal de casa, moro em pindamonhangaba-SP, pesquisei no google e acusava que era uma ninfa de leptoglossus da família coreidae, mas queria ter a certeza, obs: sim estavam todas juntas no momento que eu tirei essa foto
gohan.
Muito provavelmente são Coreidae: Coreinae, mas não são Leptoglossus pela morfologia, ficaria ainda mais evidente se víssemos os ovos na imagem. Eles são muito jovenzinhos pra termos qualquer identificação precisa.

Pupários de Mosca no Espírito Santo

Opa César, ontem encontrei essas duas pupas de mosca e parece ser mais diferenciado dos demais que encontrei antes.. eu até cheguei a "criar" uma larva que acabou virando pupa no recipiente de uma aranha e essas pupas que encontrei agora é um pouco diferente daquela, com uma cor mais rosada e tem essa diferença de tamanho, não sei se é porque encontrei essa aqui em um estágio mais inicial ou não, mas enfim, essa seria uma pupa de mosca mesmo? Daria pra identificar ou é difícil só com as imagens?

Eu tenho quase certeza que é de mosca-doméstica mesmo porque ultimamente tem bastante larvas que acabam saíndo do lixo ao ser tirado daqui de casa.. enfim, fique com as imagens e obrigado!!
Erik de Guaçuí, Espírito Santo.
Se são Musca domestica (Muscidae: Muscinae: Muscini) só teremos certeza vendo os adultos que emergirem, mas aparência me parece condizente, o tamanho está dentro do que consta na página da UNH.

sábado, 19 de novembro de 2022

Ascalafídeo Ululodes em Minas Gerais

Boa tarde, César.
Gostaria de saber a ID deste inseto.
Foto tirada em Entre Rios de Minas.
14/11/22
Evaldo Resende.
Me parece a mesma espécie registrada pelo Mauro em São Paulo e que o Phillip Schuster disse se tratar de uma Ululodes sp. (Myrmeleontidae: Ascalaphinae [Ascalaphidae]: Ululodini).