sexta-feira, 15 de julho de 2022

Aranha Viúva Capturando Aranha de Grama em São Paulo

Boa tarde, César!

Encontrei esta aranha hoje de manhã, em Vinhedo/SP. Suponho que se trate de um exemplar de Lycosa erythrognatha, pelo que pude verificar no guia de identificação, pela disposição dos olhos e a seta no abdome. O mais interessante é que ela já estava morta, e foi predada por uma aranha bem menor, a "dona" da teia afunilada, da qual só pude ver as pontas das pernas. As fotos ficaram ruins porque só tinha o celular e não quis estragar a refeição da menorzinha.
(...)
Atualizando, passei perto da teia agora à noite e consegui tirar estas fotos do algoz jantando... não era uma aranha tão pequena a predadora, afinal... infelizmente não consegui um ângulo melhor, até pelo tamanho da "vítima".
João.
Olá de novo e há quanto tempo, João. A aranha-de-grama Lycosa erythrognatha (Lycosidae: Lycosinae) foi capturada por uma viúva-marrom Latrodectus geometricus (Theridiidae), nenhuma das duas costuma causar acidentes sérios, mas ambas é bom evitar que haja acidentes especialmente com crianças; a primeira é listada entre aracnídeos de importância médica mais pela quantidade de acidentes que causa, a segunda é um bicho muito tranquilo, mas temos registros de picadas nada agradáveis com pessoas adultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário