quarta-feira, 4 de maio de 2022

Cópula de Viúva-Marrom no Espírito Santo

Olá novamente César, boa noite! Acabei de encontrar uma aranha que aparentemente é um macho de Viúva-marrom (identifiquei pelos pedipalpos maiores e também pelo tamanho do aracnídeo, é 'minúsculo' comparado com a fêmea.. só não consigo te dizer o tamanho exato), e queria saber se realmente é um Latrodectus Geometricus macho. Eu o encontrei perto da lixeira da cozinha, e ele estava em uma teia, mas depois resolveu sair, e eu o capturei. Ao encontrá-lo fiquei muito feliz, pois nunca tinha visto um macho de Viúva-marrom, mas ao mesmo tempo fiquei preocupado com a presença de mais um dessa espécie em casa, pois tenho cachorro e sei que acidentes com essas aranhas não são nada agradáveis, nem mesmo com nós humanos..

E como eu disse do tamanho... ele inclusive parece que é um filhote se comparado com a fêmea, aí nas imagens não vai dar para ter noção do tamanho dele, pois não consegui foto sem zoom.

Guaçui, ES.

Enfim, consegui tirar pouca foto da parte inferior do abdome, mas fique com as imagens:
Erik.
É com certeza um macho de Latrodectus (Theridiidae), provavelmente L. geometricus. Olhe bem nos cantinhos, embaixo das coisas, é sempre onde se escondem.

Erik: Muito obrigado pela id César!!

Mas agora eu quero fazer uma pergunta.. eu não sei muito bem se é ilegal criar esses tipos de animais, mas faz um bom tempo que estou criando uma fêmea dessa espécie e a capturei pois ela estava em um local perigoso (para ela) e provavelmente tem mais de 1 mês que estou com ela. E o motivo da captura foi no intuito de ajudá-la, pois ela aparentava está meio machucada ou desnorteada. Enfim, como encontrei o macho eu queria ver se tinha como 'fazer' eles se acasalarem, tem alguma forma de fazer sem que ela coma o macho?

E posso colocá-lo junto a fêmea ou é perigoso para ele?
(...)
Olá novamente César!

Voltei para confirmar que ela aceitou o macho sim, esqueci de avisar antes pois estive bem ocupado, mas consegui até gravar um vídeo dos dois juntos e postei no YouTube para já deixar registrado.

Esse é o vídeo que consegui gravar:
Eu imaginei que continuariam assim e viveriam juntos, mas poucos dias depois desse vídeo eu resolvi fazer uma limpeza no 'viveiro' da aranha e não encontrei mais o macho.. (mas no momento em que eu estava limpando o local, acho que vi o 'resto do corpo' dele no solo do 'viveiro')

E enfim.. foi no dia 15 de maio, a noite, (coincidentemente no dia do eclipse lunar) que eu encontrei a fêmea fazendo a ooteca em volta dos ovos, mas infelizmente não consegui gravar ou tirar foto do momento exato em que ela estava 'botando' pois não fiquei o tempo todo prestando atenção nela...

Só gravei um vídeo (nada nítido) por fora do viveiro mesmo, pois eu não queria assustá-la e interromper ela de fazer a ooteca. Mas para não ficar sem foto e nem vídeo, eu vou tirar print em algumas partes do vídeo e enviar por aqui.
Atualização Jun/2022 - Erik: Opa César, boa noite!
Voltei para dizer que os filhotes já saíram da ooteca, foi na tarde de ontem.. mas acho que fiz algo que não é recomendado, porém a preocupação e curiosidade bateu mais forte e não pensei duas vezes antes de eu mesmo abrir a ooteca que estava intacta a muito tempo depois da aranha ter feito (no dia 15/05) e abri com todo o cuidado, pois antes não sabia se realmente os filhotes já estavam lá ou ainda não eclodiram. Mas descobri ao abrir apenas um pouco da ooteca, onde vi pequenas patinhas se movendo para fora.. (fiquei muito feliz ao vê-los) e nesse momento eu coloquei a ooteca novamente onde está a "Aranha-mãe", daí saíram supostamente todos os filhotes após um tempo, que contei mais ou menos por volta de 35 filhotes. Não sei se é pouco ou uma 'quantidade normal'..

Mas enfim, eu até queria enviar fotos para mostrar os filhotes, mas como são pequenos a câmera do celular não consegue nem focar direito, se eu tivesse uma Câmera Profissional conseguiria imagens impressionantes deles sem esforço, mas quero deixar aqui um link de um shorts do YouTube mostrando o momento da saída de uns filhotes, está aí:

(Editando aqui porque vou colocar outras fotos dos filhotes, porém pelo fato de estarem dentro do recipiente deu uma borrada nas imagens.. mas mesmo assim eu tentei dar uma editada leve, no contraste e ativei outra opção que 'suaviza' a foto melhorando bastante a visualização, vou ter que upar as imagens da outra forma agora, pois não dá para colocar normalmente nesse comentário), as fotos estarão abaixo:
Olha César, parece que os filhotes estavam brincando com a nossa cara e vou explicar o motivo.. hoje eu realizei a soltura da minha aranha Viúva-marrom e também dos filhotes que eu havia lhe falado, e outra coisa que tinha percebido no dia é que depois de ter saído supostamente todos os aproximados 35 filhotes da ooteca (que estava no fundo do recipiente), a Aranha mãe pegou novamente a ooteca e levou para a teia acima onde ela estava, porém eu imaginei que ela deixaria a ooteca lá no fundo como estava.. pois para mim tinha saído todos os filhotinhos. Enfim, pensei que ela tinha feito isso "só por gostar" da ooteca mesmo, mas hoje me surpreendi quando soltei a Aranha e trouxe a ooteca para casa pensando está vazia.. foi depois de trazê-la que eu fiquei a observando melhor e por curiosidade fui abrir um pouco mais na mesma abertura que tinha feito antes e vi novamente a mesma 'cena' de antes, as perninhas saindo e de um em um filhote até que finalmente saiu todos os MAIS DE 70 FILHOTES. E como são muitos, se movimentavam bastante e são pequenos eu não consegui o número exato, mas tenho certeza absoluta que são realmente mais de setenta.. e novamente os coloquei em outro recipiente e protegi bem para que eles não escapem até que amanhã eu os solte no mesmo local dos outros!

Fique com as imagens que consegui deles:

Nenhum comentário:

Postar um comentário