quarta-feira, 4 de maio de 2022

Cópula de Viúva-Marrom no Espírito Santo

Olá novamente César, boa noite! Acabei de encontrar uma aranha que aparentemente é um macho de Viúva-marrom (identifiquei pelos pedipalpos maiores e também pelo tamanho do aracnídeo, é 'minúsculo' comparado com a fêmea.. só não consigo te dizer o tamanho exato), e queria saber se realmente é um Latrodectus Geometricus macho. Eu o encontrei perto da lixeira da cozinha, e ele estava em uma teia, mas depois resolveu sair, e eu o capturei. Ao encontrá-lo fiquei muito feliz, pois nunca tinha visto um macho de Viúva-marrom, mas ao mesmo tempo fiquei preocupado com a presença de mais um dessa espécie em casa, pois tenho cachorro e sei que acidentes com essas aranhas não são nada agradáveis, nem mesmo com nós humanos..

E como eu disse do tamanho... ele inclusive parece que é um filhote se comparado com a fêmea, aí nas imagens não vai dar para ter noção do tamanho dele, pois não consegui foto sem zoom.

Guaçui, ES.

Enfim, consegui tirar pouca foto da parte inferior do abdome, mas fique com as imagens:
Erik.
É com certeza um macho de Latrodectus (Theridiidae), provavelmente L. geometricus. Olhe bem nos cantinhos, embaixo das coisas, é sempre onde se escondem.

Erik: Muito obrigado pela id César!!

Mas agora eu quero fazer uma pergunta.. eu não sei muito bem se é ilegal criar esses tipos de animais, mas faz um bom tempo que estou criando uma fêmea dessa espécie e a capturei pois ela estava em um local perigoso (para ela) e provavelmente tem mais de 1 mês que estou com ela. E o motivo da captura foi no intuito de ajudá-la, pois ela aparentava está meio machucada ou desnorteada. Enfim, como encontrei o macho eu queria ver se tinha como 'fazer' eles se acasalarem, tem alguma forma de fazer sem que ela coma o macho?

E posso colocá-lo junto a fêmea ou é perigoso para ele?
(...)
Olá novamente César!

Voltei para confirmar que ela aceitou o macho sim, esqueci de avisar antes pois estive bem ocupado, mas consegui até gravar um vídeo dos dois juntos e postei no YouTube para já deixar registrado.

Esse é o vídeo que consegui gravar:
Eu imaginei que continuariam assim e viveriam juntos, mas poucos dias depois desse vídeo eu resolvi fazer uma limpeza no 'viveiro' da aranha e não encontrei mais o macho.. (mas no momento em que eu estava limpando o local, acho que vi o 'resto do corpo' dele no solo do 'viveiro')

E enfim.. foi no dia 15 de maio, a noite, (coincidentemente no dia do eclipse lunar) que eu encontrei a fêmea fazendo a ooteca em volta dos ovos, mas infelizmente não consegui gravar ou tirar foto do momento exato em que ela estava 'botando' pois não fiquei o tempo todo prestando atenção nela...

Só gravei um vídeo (nada nítido) por fora do viveiro mesmo, pois eu não queria assustá-la e interromper ela de fazer a ooteca. Mas para não ficar sem foto e nem vídeo, eu vou tirar print em algumas partes do vídeo e enviar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário