quinta-feira, 14 de abril de 2022

Ecdise de Aranha Vermelha em São Paulo

Olá, olá!

Recentemente tenho visto algumas aranhas-vermelhas no meu apartamento em São Paulo. Por não serem perigosas para os seres humanos, deixei que elas convivessem comigo (assim, ajudam a controlar a presença insetos).

Porém, há alguns dias uma dessas se instalou num canto da parede e aparentemente caçou uma outra aranha-vermelha. Ela costuma capturar muitos insetos em sua teia, então não acho que essa ação tenha ocorrido por uma questão de fome. Também não encontrei nenhuma informação na internet a respeito de canibalismo entre as aranhas-vermelhas. Seria esse um comportamento normal dessa espécie? Por um possível fator sexual ou territorial?

Pelas fotos, pode-se notar que ela é meio marrom... mas se assemelha muito ao formato das aranhas vermelhas que tenho visto ultimamente (por isso, acredito que ela deva ser da mesma espécie).

Também gostaria de saber se a aranha-vermelha pode oferecer algum risco ao meu canário, pois tenho visto várias delas nas últimas semanas e não sei se o veneno pode ser perigoso para ele.

Muito obrigada! ^-^
Bibblo.
Bibblo, de um modo geral, aranhas não são criaturas sociais, não me parece estranho aranhas abaterem indivíduos da mesma espécie, tanto que escorpiões podem ser criados juntos, mas aranhas não. Nesta espécie me parece difícil disso acontecer, pois não é uma aranha errante, mas tecedeira. No meu ver, você registrou uma ecdise recente de Nesticodes rufipes (Theridiidae), o prossoma dela está claro e mais claro ainda está o que seria a outra aranha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário