terça-feira, 15 de março de 2022

Ciclo de Mariposa Emeraldine em Minas Gerais

Olá Cesar, como vai? Fiquei muito feliz porque consegui registrar o ciclo completo dessa linda mariposa Ceroctena amynta, mais uma fêmea. Perguntei nessa postagem sobre lagartas e plantas hospedeiras, e agora postei tudo, até a planta, que infelizmente ainda não sei o nome. A lagarta está em 3 estádios: A verdinha está novinha, depois a intermediária é a que está com pêlos brancos e na pré pupa a que tem 5 barras rosadas nas costas. O ciclo durou 16 dias após empupar. Muito obrigado.
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Em 2012, sobre esta espécie, foto da Lúcia, eu disse "A Ceroctena amynta é, em minha opinião uma das mariposas mais interessantes visualmente do mundo." O Insetologia tinha um mês de vida e até hoje minha percepção não mudou. Em 2016 eu te disse desconhecer os estádios imaturos desta espécie, então é pra mim também muito legal ver e poder postar este ciclo.

Sobre a taxonomia dela, é um bom momento para atualizar: neste 2012 eu já postava como tendo migrado de Noctuidae: Ophiderinae para Erebidae: Calpinae (mais especificamente, Noctuidae: Ophiderinae - Noctuidae: Calpinae - Erebidae: Calpinae). Agora vejo que no ano seguinte ela retornou para Noctuidae, mas desta vez em Noctuidae: Dyopsinae, onde deve estar até agora.

Marcelo Brito: Cesar, descobri através de amigos que a planta alimento se trata de Trichilia pallens (Meliaceae). Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário