domingo, 20 de fevereiro de 2022

Escorpiões Butídeos

Alguém pode me dizer qual a espécie desse escorpião, e se e venenoso, moro no Maranhão.
Maycon Kaio.
Boa Noite Cesar. Encontrei esse escorpiao pequeno aqui em casa. Já é o segundo que encontro em 3 dias. É filhote de escorpiao amarelo? Eu encontrei já morto, esse e o outro. Tem perido de ter um ninho oculto por perto?
(...)
Dentro de casa, um no quarto e outro atrás do sofá. Há duas semanas encontramos um maior escondido atras do armario. Tenho quase certeza que é escorpiao amarelo tambem.
Danilo Borges da Silva.
Baseado no que tenho de distribuição e aparência, meus melhores palpites são Rhopalurus agamemnon (Buthidae) e Tytius serrulatus (idem), o primeiro é responsável por acidentes leves a moderados, o segundo considerado o mais perigoso no Brasil.

Consta no Manual de Controle de Escorpiões, publicação do Ministério da Saúde:
De acordo com o inciso 10 do art. 3º da Portaria MS/GM nº 1.172, de 15 de junho de 2004, referente à organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e às atribuições relacionadas à vigilância em saúde, compete ao município o registro, a captura, a apreensão e a eliminação de animais que representem risco à saúde do homem, cabendo ao estado a supervisão, acompanhamento e orientação dessas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário