quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Vespa Caçadora Aupoplus e Aranha Cheuracanthium em Minas Gerais

Bom Dia! Encontrei esse bicho aqui hj, pensei que era uma coisa só porque ele estava grudado nisso que parece ser outro bicho que não se formou direito. Ele chegou o voar para longe mas voltou e ficou do mesmo jeito de novo. Gostaria de saber que bicho é esse e oque ele estava fazendo. Ele estava grudado pela presa, de cabeça para baixo onde seria o lugar de ferrão no outro bicho. Não sei se consegui explicar bem kkk. Obrigada!!
Cidade Ibirité/MG
Andréia Mendes.
Creio que pude entender tudo, está complicado mas a gente descomplica. O bicho alado é uma vespa, o outro não está mal formado, está amputado, é uma aranha sem suas oito pernas, ela não é dotada de ferrão, pica com a boca. A vespa deve ser Aupoplus sp. (Pompilidae: Pepsinae: Ageniellini), um pequeno representante da família das grandes vespas cavalo-do-cão, que caçam aranhas para alimentar suas larvas. Aupoplus são diferentes das outras por que constroem ninhos tubulares de barro que, excluindo a primeira imagem, são o que você pode ver em BugEric, arrancar as pernas da aranha deve facilitar a entrada da mesma no tubo. A aranha me parece Cheiracanthium inclusum (Cheiracanthiidae).

Temos aqui um exemplar de coloração semelhante ao registrado, e alguns exemplos de outras segurando a aranha da forma que foi observado: 1, 2, 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário